Malária continua sendo a primeira causa da demanda dos serviços de saúde em Milange

No âmbito da visita e assistência aos órgãos locais do Estado, o governador da província da Zambézia, Pio Augusto Matos, escalou nesta segunda-feira, 26 de Fevereiro, o distrito de Milange junto a sua comitiva, numa visita de trabalho de cinco dias.

No seu primeiro dia de visita, Pio Matos dirigiu a sessão extraordinária do governo do distrito alargada aos chefes dos postos administrativos e localidades, onde foi apresentado o relatório do balanço do PESOD referente ao ano transacto 2023, que obteve uma apreciação encorajadora.

No informe destacou-se com mais preocupação a situação da Malária que continua sendo a primeira causa da demanda dos serviços de saúde com cerca 36.2% de peso de doenças nas consultas e com satisfação destacou-se a abertura de 10 novas escolas, com um crescimento na ordem de 0.3% da rede escolar perfazendo 378 escolas públicas no distrito.

Na ocasião, Pio Matos, felicitou a vila de Milange pela forma ponderada no desenrolar das eleições autárquicas passadas porque no final de tudo é a população que sai a ganhar e a inclusão deve se manifestar porque a população quer apenas a provisão adequada de serviços básicos e bem-estar social, quer escola, unidades sanitárias, água e mais.

O governador da Zambézia lamentou o facto de muitas serem as intervenções no combate a Malária e os resultados continuarem ainda preocupantes para a província e sugere a adoção de novas formas de abordagem e de intervenção como forma de rever os resultados e combater com êxito esta doença.

Para terminar, Matos apelou a vigilância de todos no que tange a entrada de insurgentes e a sensibilidade para com os irmãos em Cabo Delgado, uma situação que não só mata e desaloja famílias, mas também retarda o desenvolvimento do país.

Importa referir que neste dia o governador visitou as novas instalações do INSS distrital que brevemente entrarão em funcionamento.


Comments

Popular posts from this blog

Administradora de Nicoadala mantém encontro com Líderes Comunitários do 1° escalão

PR defende reformas judiciais para uma melhor resposta aos desafios do país

Votar na FRELIMO é garantir na continuidade do processo de desenvolvimento do país