Malária continua sendo a primeira causa da demanda dos serviços de saúde em Milange

No âmbito da visita e assistência aos órgãos locais do Estado, o governador da província da Zambézia, Pio Augusto Matos, escalou nesta segunda-feira, 26 de Fevereiro, o distrito de Milange junto a sua comitiva, numa visita de trabalho de cinco dias.

No seu primeiro dia de visita, Pio Matos dirigiu a sessão extraordinária do governo do distrito alargada aos chefes dos postos administrativos e localidades, onde foi apresentado o relatório do balanço do PESOD referente ao ano transacto 2023, que obteve uma apreciação encorajadora.

No informe destacou-se com mais preocupação a situação da Malária que continua sendo a primeira causa da demanda dos serviços de saúde com cerca 36.2% de peso de doenças nas consultas e com satisfação destacou-se a abertura de 10 novas escolas, com um crescimento na ordem de 0.3% da rede escolar perfazendo 378 escolas públicas no distrito.

Na ocasião, Pio Matos, felicitou a vila de Milange pela forma ponderada no desenrolar das eleições autárquicas passadas porque no final de tudo é a população que sai a ganhar e a inclusão deve se manifestar porque a população quer apenas a provisão adequada de serviços básicos e bem-estar social, quer escola, unidades sanitárias, água e mais.

O governador da Zambézia lamentou o facto de muitas serem as intervenções no combate a Malária e os resultados continuarem ainda preocupantes para a província e sugere a adoção de novas formas de abordagem e de intervenção como forma de rever os resultados e combater com êxito esta doença.

Para terminar, Matos apelou a vigilância de todos no que tange a entrada de insurgentes e a sensibilidade para com os irmãos em Cabo Delgado, uma situação que não só mata e desaloja famílias, mas também retarda o desenvolvimento do país.

Importa referir que neste dia o governador visitou as novas instalações do INSS distrital que brevemente entrarão em funcionamento.


Comments

Popular posts from this blog

OJM na Zambézia realiza marcha da Caminhada Vermelha em Quelimane

Filipe Paunde satisfeito com o nível de desenvolvimento do município de Gurúè

Caifadine Manasse, mantem um encontro informal com o Chefe da Missão do FMI a Moçambique