Anteprojecto de lei do Sistema Nacional de Saúde em auscultação na Zambézia

Decorreu nesta terça-feira, 13 de Fevereiro, na Sala de sessões dos Serviços de Representação do Estado, a auscultação do anteprojecto de lei do Sistema Nacional de Saúde, numa sessão orientada pela Secretaria do Estado na Zambézia, Cristina Mafumo, coadjuvada pelo Governador da Zambézia, Pio Augusto Matos e testemunhada pelos administradores distritais, membros do conselho executivo e de representação do Estado.

Na ocasião, Armindo Chicundo, Director Nacional para a área de Investigação no Instituto Nacional de Saúde em representação do MISAU referiu que a auscultação do anteprojecto de lei do Sistema Nacional de Saúde visa partilhar as linhas gerais, colher sensibilidades e contribuições para melhorar o anteprojecto de lei.

Disse ainda, que pretende-se com a lei, desenvolver um sistema de saúde mais eficaz, eficiente e sustentável baseado na complementaridade ajustando ao contexto político e econômico do país. Neste anteprojecto destaca-se a reestruturação legal dos 3 subsistemas de saúde (Público, Privado e Comunitário) adequados às necessidades da população com um sistema de saúde público mais robusto.

Pio Matos, defendeu a necessidade de se elaborar políticas observando a lei da descentralização potencializando os serviços de saúde para uma melhor fiscalização e monitoria. Um sistema de saúde onde os agentes polivalentes, as matronas e mais sejam potencializados.

Por seu turno, Cristina Mafumo, diz que os hospitais distritais devem ser reestruturados para incluir quase todos os serviços básicos de saúde para que os utentes e os seus acompanhantes nos distritos não se desloquem para os hospitais gerais ou centrais em busca de cuidados de saúde.


Comments

Popular posts from this blog

OJM na Zambézia realiza marcha da Caminhada Vermelha em Quelimane

Filipe Paunde satisfeito com o nível de desenvolvimento do município de Gurúè

Caifadine Manasse, mantem um encontro informal com o Chefe da Missão do FMI a Moçambique