165 raparigas do ensino secundário em Milange beneficiam-se de bicicletas no âmbito do programa “Eu sou capaz”

O governador da província da Zambézia, Pio Augusto Matos, realizou-se nesta quarta-feira, 28 de Fevereiro, na localidade de Vulalo, a cerimónia de entrega simbólica de 165 bicicletas para igual número de raparigas do ensino secundário ao nível do distrito de Milange em escolas selecionadas no âmbito do programa “Eu sou capaz”, um acto   testemunhado pelo Director Provincial da Juventude, Emprego e Desporto, José Maria Lobo e a Secretária Permanente do distrito, Rosa Vasco.

Trata-se duma iniciativa da Secretaria do Estado da Juventude e Emprego, cuja patrona do programa é a Primeira-dama do país, Isaura Nyusi visando a retenção da rapariga na escola e o alcance da mesma fora da escola através da sua mobilidade, sensibilização das lideranças comunitárias sobre o empoderamento, formação em habilidades para a vida e mais.

Para o Pio Matos, a distribuição de bicicletas a raparigas prevê atingir 22 escolas secundárias pelo critério de seleção em 11 distritos num universo de 3.119 raparigas, das quais 165 para o distrito de Milange e duas oficinas de reparação dos meios circulantes.

Disse ainda que com este meio de transporte espera-se ver distâncias reduzidas e reforçada a assiduidade das raparigas e assim melhorar o aproveitamento pedagógico e reduzir os custos de transporte para alcançar uma escola. Pio Matos apela à conservação e uso de acordo com os objectivos da distribuição.

Importa referir que, no mesmo dia, o Governador de Zambézia reuniu com os líderes comunitários para colher sensibilidades sobre os problemas que apoquentam a população representada por cada um deles, que na ocasião recomendou a massificação do saneamento, produção para evitar bolsas de fome, fortalecimento do ambiente de negócio com o país fronteiriço.


Comments

Popular posts from this blog

OJM na Zambézia realiza marcha da Caminhada Vermelha em Quelimane

Filipe Paunde satisfeito com o nível de desenvolvimento do município de Gurúè

Caifadine Manasse, mantem um encontro informal com o Chefe da Missão do FMI a Moçambique