Governo de Molumbo lança campanha agrária 2023/2024

Sob lema:“Agricultura sustentável transformando vidas”, teve lugar na última  sexta-feira, 3 de Novembro, na sede do distrito de Molumbo, a cerimónia de lançamento da campanha agrícola, procedida pelo  administrador do distrito de Molumbo, Generoso Carlos Assamo.

A efeméride juntou membros e convidados permanentes do Governo, praticantes do ramo agrário, desde agricultores, produtores e criadores de pequena e grande escola, empresas que operam no ramo,  lideranças locais e a população em geral. Um evento foi caracterizado pelo plantio de árvores para sombra, exposição e visita a feira agrícola exibida no local;

Na ocasião, Generoso Carlos Assamo fez saber que apesar da previsão da ocorrência de fenómenos climáticos, na presente safra agrícola, o distrito prevê um acréscimo de 6.6%.

Convidou a todos os fazedores da agricultura  a abraçarem a causa que se enquadra numa das agendas do Governo (fome zero).

Aquele dirigente espera que o distrito multiplique os resultados agrícolas no presente ano, recuperando assim as culturas perdidas na campanha agrária 2022/2023 por conta do ciclone Freddy, que devastou vastas extensões de campo, prejudicando as culturas.

O Governante, referiu que, com base no prognóstico do clima,  prevê-se na presente campanha um crescimento da produção agrícola do Distrito de 193.412 em 6.6% face à campanha agrária 2022-23, onde destacam-se a produção de 68.707 Toneladas de raízes e tubérculos,  52.003 Toneladas de cereais e,   30.091 toneladas de leguminosas.

Este crescimento é motivado não só pelas condições do clima, mas também pela assistência dos produtores pelos técnicos agrários, onde o distrito de Molumbo conta com 54 técnicos, investidos em insumos agrícolas e meios de produção por via da linha de financiamento e do fomento produtivo do Programa SUSTENTA.

Outro sim, para o sucesso da campanha agrária, o chefe do executivo, exortou aos produtores a adotarem práticas agrícolas sustentáveis e adequadas às condições de solo e do clima deste Distrito, por forma a garantir a segurança alimentar e nutricional, bem como a preservação dos preciosos recursos naturais que são terra e água, a evitando  queimadas descontroladas, pois elas degradam o solo e inviabilizam a boa prática da agricultura.


Comments

Popular posts from this blog

OJM na Zambézia realiza marcha da Caminhada Vermelha em Quelimane

Filipe Paunde satisfeito com o nível de desenvolvimento do município de Gurúè

Caifadine Manasse, mantem um encontro informal com o Chefe da Missão do FMI a Moçambique