Zambézia aos olhos do mundo na 58ª edição da FACIM-2023

O Presidente da República de Moçambique, Filipe Jacinto Nyusi, dirigiu nesta segunda-feira, 28 de Agosto, no distrito de Maracuene em Maputo, a abertura da maior amostra empresarial no país (Feira Internacional de Maputo-FACIM), onde o PR visitou e interagiu com todos os expositores naquele lugar.

Trata-se da 58ª Edição da FACIM, um evento que conta com 12 Pavilhões e mais de 3000 expositores (Nacionais e estrangeiros) de áreas e sectores diversificados como transportes, Agro-processamento, Indústria e Comércio, Agricultura e mais, esperando-se mais de 50 mil visitantes.

A província da Zambézia instalou-se aos olhos do mundo da melhor forma possível, mostrando as suas potencialidades desde as condições Agroecológicas, Gastronomia, Produção Agrícola, Fauna, Cultura e o Turismo e mais.

Numa entrevista aos órgãos de comunicação, Pio Augusto Matos, Governador da Zambézia, referiu que é difícil trazer às costas toda a potencialidade que a Zambézia possui, um território segundo mais populoso do país detém e produz. 

Matos, disse ainda que mesmo não sendo tudo que caracteriza a província da Zambézia, leva aos olhos do mundo produtos manufaturados, transformados, minerais, produtos agrícolas, florestais e pesqueiros.

“O que nós não conseguimos trazer é aquilo que a Zambézia tem de muito especial, são as pessoas, a Zambézia tem uma população muito trabalhadora que tem feito desenvolver a Província,…a expectativa é encontrar neste fórum pessoas interessadas para investir na Província e ver o seu investimento vingar”- afirmou Pio Matos.

O Presidente Filipe Nyusi fez saber que a FACIM acontece numa fase em que se afigura importante para a retoma económica do país pois esta feira constitui um reflexo da dinamização do fluxo do comércio dentro e fora do país como um termômetro indicativo no pulsar das empresas face à conjuntura actual global.

“A FACIM é uma fotografia que evidencia que a nossa economia é viável e pronta para colocar o seu potencial na economia regional, continental e global”- disse Filipe Nyusi. 


Comments

Popular posts from this blog

OJM na Zambézia realiza marcha da Caminhada Vermelha em Quelimane

Filipe Paunde satisfeito com o nível de desenvolvimento do município de Gurúè

Caifadine Manasse, mantem um encontro informal com o Chefe da Missão do FMI a Moçambique