Zambézia acolhe a III edição do fundo catalítico para inovação e demonstração (FCID)

Como o objectivo de melhorar o desempenho das Pequenas e Médias Empresas por via da promoção de ligações económicas, realizou-se nesta quinta-feira, 27 de Julho, no distrito de Mocuba, província da Zambézia, a cerimônia de lançamento oficial da edição III do Fundo Catalítico para Inovação e Demonstração (FCID), uma cerimônia testemunhada pelo Governador de Província, Pio Augusto Matos.

A FCID é um programa do Governo de Moçambique e é implementado sob a coordenação técnica da Agência de Desenvolvimento do Vale do Zambeze, e a sua III edição enquadra-se no Projecto de Ligações Económicas para a Diversificação (CONECTA NEGÓCIOS) financiado pelo Banco Mundial.

Segundo o Director-geral do Vale do Zambeze, Roberto Albino, o FCID vem como uma forma de ajuda aos empresários que de forma transparente o Governo aloca investimentos públicos no sector privado e não como crédito. Disse ainda que a declaração das operações dos empresários no sistema formal quando não feita de forma regular pode comprometer a elegibilidade para acesso ao FCID.

Pio Matos, no seu discurso de ocasião sublinhou que o fortalecimento do sector privado é uma das mais importantes prioridades visando a criação de mais postos de trabalho e melhoria da qualidade de produtos e bens fornecidos pelas PME's, a transferência de tecnologias para os pequenos produtores e empresas gerando o aumento de vendas e melhoria das suas condições de vida.

De referir que, Pio Matos apelou aos empresários muita qualidade na elaboração de projetos e planos de negócios, seriedade e comprometimento para que comparativamente as edições passadas que o desempenho da província não foi dos melhores nesta III edição tenhamos projetos exequíveis e com resultados.


Comments

Popular posts from this blog

OJM na Zambézia realiza marcha da Caminhada Vermelha em Quelimane

Filipe Paunde satisfeito com o nível de desenvolvimento do município de Gurúè

Caifadine Manasse, mantem um encontro informal com o Chefe da Missão do FMI a Moçambique