Mety Gondola faz entrega simbólica de 482 certificados finalistas do ETP

O Secretário de Estado do Ensino Técnico Profissional, Mety Oreste Gondola, referiu haver necessidade de continuar a apostar na formação de qualidade, espelhando as exigências demandadas pelo mercado de trabalho.

Gondola que falava no último sábado, 22 de Julho, na Província da Zambézia, cidade de Quelimane, concretamente no Instituto Industrial e Comercial 1° de Maio, na cerimónia de entrega simbólica de 482 certificados a jovens finalistas do Ensino Técnico Profissional.

“Este é um processo bastante longo, mas que se encerra com bastante felicidade num momento de celebração que é notável o esforço dos jovens, pais e encarregados, formadores e gestores”-disse o dirigente.

O evento que decorre no âmbito da entrega massiva de certificados, constitui uma réplica, que deu início recentemente na província de Manica, com a entrega de 1,781 certificados a jovens finalistas, num acto dirigido pelo Presidente da República Filipe Jacinto Nyusi.

Aquele dirigente, mencionou haver necessidade de continuar com o processo de formação de formadores, investimento em infraestrutura para alcançar a qualidade de formação que o país almeja, referindo-se a três principais intervenções para o efeito, a formação de formadores, o investimento em infraestrutura, (laboratórios, campos de demonstração, oficinas) e a aposta na capacidade da liderança a nível dos institutos.

Para Gondola persistem ainda grandes desafios no processo de emissão e entrega de certificados, contudo, o Governo assume a responsabilidade de tudo fazer para garantir a certificação de jovens graduados. 

Importa referir que, a cerimónia de entrega de certificados em Quelimane, contou com a presença Secretaria de Estado da Província da Zambézia, Cristina De Jesus Xavier Mafumo, Secretário Permanente do distrito de Quelimane, Clementino Mariano, pais e encarregados de educação, convidados e parceiros.


Comments

Popular posts from this blog

OJM na Zambézia realiza marcha da Caminhada Vermelha em Quelimane

Filipe Paunde satisfeito com o nível de desenvolvimento do município de Gurúè

Caifadine Manasse, mantem um encontro informal com o Chefe da Missão do FMI a Moçambique