Pio Matos Matos lança primeira pedra para construção da fábrica de processamento de coco e energia eléctrica em Bajone


O Governador da Província da Zambézia, Pio Augusto Matos, procedeu nesta quinta-feira, 29 de Junho, no distrito de Mocubela, Posto Administrativo de Bajone, localidade de Gurai, com lançamento da primeira pedra para a construção da fábrica de processamento de coco pela Empresa Tazetta e a primeira pedra para a implantação do poste de energia eléctrica.
Trata-se de duas infraestruturas como é o caso da fábrica de processamento de caco e a Linha de Energia Eléctrica que serão implantadas pela Empresa TAZETTA no âmbito da sua responsabilidade social e que significa para a população e a Província no geral um ganho indelével.
A linha de energia eléctrica vai passar pelos povoados de Namete e Gurai beneficiando mais de 24 Mil pessoas dos dois povoados com a duração de 3 meses para a entrada em funcionamento.
Por outro lado, o complexo industrial de Processamento de coco terá capacidade de processar cerca de 200 mil cocos por dia* fornecidos pela população e dos seus viveiros, terá 11 unidades, 1 edifício principal e outras unidades de colheita, hidratação, processamento de óleo, leite, água de coco, fibras entre outros, podendo empregar cerca de 500 trabalhadores efectivos e 4 mil sazonais.
Para o Governador da Zambézia a energia eléctrica é o motor para a nossa economia e estes projectos coadunam com os programas do Governo no que tange a industrialização do país. Referiu ainda que o futuro começa hoje e apelou a população a olhar com bons olhos e abraçar estes projectos de benefício partilhado.
Importa referir que na mesma ocasião, Pio Matos visitou a mina das areias pensadas e reuniu com líderes comunitários onde apelou a união, coesão e vigilância no seio das comunidades como forma de preservar e acolher projectos que visam desenvolver e melhorar as condições de vida de todos.

Comments

Popular posts from this blog

OJM na Zambézia realiza marcha da Caminhada Vermelha em Quelimane

Filipe Paunde satisfeito com o nível de desenvolvimento do município de Gurúè

Caifadine Manasse, mantem um encontro informal com o Chefe da Missão do FMI a Moçambique