Zambézia seleciona os artistas para o XI Festival Nacional de Cultura-Maputo 2023

Decorreu na passada sexta-feira, 12 de Maio, na Cidade de Quelimane a abertura da fase provincial do XI Festival Nacional da Cultura dirigida pelo Governador da Zambézia, Pio Augusto Matos, um evento com mais de 500 artistas dos 22 distritos da província num só palco desfilando a classe em expressões artísticas criativas, inovadoras e diversificadas onde serão selecionados dentre os bons, os melhores artistas/grupos para o XI Festival Nacional-Maputo 2023.

Para o Director Provincial da Cultura e Turismo, Aly Aboobacar, a Zambézia prepara-se da melhor forma possível para levar os mais nobres valores culturais da província ao país e ao mundo fora manifestados por artistas nas suas diferentes expressões artísticas.

A Secretária do Estado na Província, Cristina Mafumo na ocasião exortou a sociedade no geral a se aprimorar nos valores culturais e do patriotismo para a consolidação da unidade nacional. Cristina Mafumo saudou os artistas pela firmeza na criação artística e cultural.

Por seu turno, Pio Matos defende que mais do que uma competição estes momentos significam a revelação de potencialidades culturais e troca de experiências entre as demais etnias, línguas, culturas e histórias próprias que compõem a nossa Zambézia elucidando a cultura como um instrumento de construção de patriotismo, Paz, unidade nacional, exaltação da Moçambicanidade contribuindo para o desenvolvimento do país e da província em particular.


Comments

Popular posts from this blog

Administradora de Nicoadala mantém encontro com Líderes Comunitários do 1° escalão

PR defende reformas judiciais para uma melhor resposta aos desafios do país

Votar na FRELIMO é garantir na continuidade do processo de desenvolvimento do país