Zambézia acolhe a realização da XII Reunião Nacional dos Municípios e do Conselho Nacional de Coordenação

Sob o lema: “Urbanização, uma Prioridade para o Desenvolvimento Autárquico Sustentável”, o Presidente da República de Moçambique, Filipe Nyusi, procedeu nesta segunda-feira, 15 de Maio. a abertura da XII Reunião Nacional das Autoridades Municipais bem como a Reunião Nacional de Coordenação, na Cidade de Quelimane.

Refira-se que a reunião acontece numa fase marcada por reformas no processo de descentralização com a criação de novos municípios, novas figuras e entidades descentralizadas envolvendo mais órgãos no conceito da descentralização.

O Presidente da República, Filipe Nyusi no seu discurso de abertura referiu que as mudanças graduais e aumento de órgãos descentralizados das 33 Autarquias para 65 provam o compromisso do Governo com a governação democrática e a descentralização sustentável.

Nyusi, referiu ainda que o encontro servirá para reflexão e troca de boas práticas de governação municipal entre os dirigentes das 53 autarquias existentes no país.

Filipe Nyusi ao terminar recomendou aos Presidentes dos Municípios a existência do plano de ordenamento territorial, construção de infraestruturas sociais e de lazer, mapeamento de zonas de risco,  reassentamento condigno, terceirização com o sector privado para gestão de alguns serviços prestados, partilha de boas práticas entre os municípios nacionais e suas congêneres, cooperação internacional na mobilização de apoios, distanciamento do branqueamento de capitais, financiamento aos terroristas e crimes transnacionais, modelo harmonioso na gestão dos vendedores informais, sustentabilidade financeira, e o equilíbrio na gestão do município na zona cimento e bairros periféricos. 

Para Pio Augusto Matos, Governador da Zambézia, a reunião permite avaliar o desempenho dos Municípios, trazer experiências e práticas de gestão municipal e os desafios que carecem de consolidação. Disse ainda que a escolha da Zambézia como anfitriã é um gesto de solidariedade e encorajamento num momento em que a Província vem se reerguendo dos impactos nefastos do Ciclone Freddy. 

Importa referir que a reunião contou com cerca de 171 participantes dos quais; membros do conselho de ministros, Secretários do Estado nas províncias, Governadores de Províncias, Presidentes dos Municípios, Administradores Distritais entre outros.


Comments

Popular posts from this blog

OJM na Zambézia realiza marcha da Caminhada Vermelha em Quelimane

Filipe Paunde satisfeito com o nível de desenvolvimento do município de Gurúè

Caifadine Manasse, mantem um encontro informal com o Chefe da Missão do FMI a Moçambique