Zambézia acolhe a realização da XII Reunião Nacional dos Municípios e do Conselho Nacional de Coordenação

Sob o lema: “Urbanização, uma Prioridade para o Desenvolvimento Autárquico Sustentável”, o Presidente da República de Moçambique, Filipe Nyusi, procedeu nesta segunda-feira, 15 de Maio. a abertura da XII Reunião Nacional das Autoridades Municipais bem como a Reunião Nacional de Coordenação, na Cidade de Quelimane.

Refira-se que a reunião acontece numa fase marcada por reformas no processo de descentralização com a criação de novos municípios, novas figuras e entidades descentralizadas envolvendo mais órgãos no conceito da descentralização.

O Presidente da República, Filipe Nyusi no seu discurso de abertura referiu que as mudanças graduais e aumento de órgãos descentralizados das 33 Autarquias para 65 provam o compromisso do Governo com a governação democrática e a descentralização sustentável.

Nyusi, referiu ainda que o encontro servirá para reflexão e troca de boas práticas de governação municipal entre os dirigentes das 53 autarquias existentes no país.

Filipe Nyusi ao terminar recomendou aos Presidentes dos Municípios a existência do plano de ordenamento territorial, construção de infraestruturas sociais e de lazer, mapeamento de zonas de risco,  reassentamento condigno, terceirização com o sector privado para gestão de alguns serviços prestados, partilha de boas práticas entre os municípios nacionais e suas congêneres, cooperação internacional na mobilização de apoios, distanciamento do branqueamento de capitais, financiamento aos terroristas e crimes transnacionais, modelo harmonioso na gestão dos vendedores informais, sustentabilidade financeira, e o equilíbrio na gestão do município na zona cimento e bairros periféricos. 

Para Pio Augusto Matos, Governador da Zambézia, a reunião permite avaliar o desempenho dos Municípios, trazer experiências e práticas de gestão municipal e os desafios que carecem de consolidação. Disse ainda que a escolha da Zambézia como anfitriã é um gesto de solidariedade e encorajamento num momento em que a Província vem se reerguendo dos impactos nefastos do Ciclone Freddy. 

Importa referir que a reunião contou com cerca de 171 participantes dos quais; membros do conselho de ministros, Secretários do Estado nas províncias, Governadores de Províncias, Presidentes dos Municípios, Administradores Distritais entre outros.


Comments

Popular posts from this blog

Ivete Joaquim Maibase - Ministra da Terra e Ambiente

PR defende reformas judiciais para uma melhor resposta aos desafios do país

Ganito Ernesto prepara a vitória da FRELIMO no comité de zona de Corromana