Mais de 100 parceiros da USAID juntam-se em Quelimane em prol da resiliência

A Cidade de Quelimane na província central da Zambézia, acolheu nesta terça-feira, 9 de Maio, a reunião dos parceiros da USAID para resiliência em agricultura, nutrição, água e saneamento, dirigida pela Secretaria de Estado na Província, Cristina Mafumo coadjuvada pelo Governador da Zambézia, Pio Augusto Matos, visando lançar o portfólio de resiliência, facilitar a coordenação e apresentar o actual portfólio de investimentos da USAID na província nesta província.

A Secretária de Estado na Zambézia no seu discurso de ocasião, enalteceu as acções dos parceiros e reiterou a necessidade de se reforçar a resiliência sistemática das comunidades com vista a melhorar a sua capacidade de absorção,  transformação perante choques e factos de stress. Uma vez em que o  Estado junto dos seus parceiros na província pretendem implementar acções para reduzir os elevados níveis de pobreza, nutrição  e insegurança alimentar que assolam a população.

Pio Matos não deixou de salientar a importância da resiliência num contexto em que a província vem sendo fustigada por várias intempéries e espera que no encontro se faça uma radiografia real em todos os domínios e em diversas áreas de actuação ao nível dos distritos para resultados que permitam elucidar os caminhos para o alcance dos objectivos onde a liderança local seja uma parte integrante na melhoria e resiliência das comunidades.

Para Helen Pataki, a Directora da USAID em Moçambique, criar resiliência é um desafio, como a USAID vêm enfrentando esse desafio com quase 190 milhões de dólares para novos programas nos domínios da agricultura, água e saneamento, nutrição, conservação, assistência humanitária e crescimento económico para os próximos cinco anos.

Importa referir que,  fizeram parte do evento o Administrador de Quelimane, Membros do Conselho Executivo, de Representação do Estado e Parceiros de cooperação.


Comments

Popular posts from this blog

OJM na Zambézia realiza marcha da Caminhada Vermelha em Quelimane

Filipe Paunde satisfeito com o nível de desenvolvimento do município de Gurúè

Caifadine Manasse, mantem um encontro informal com o Chefe da Missão do FMI a Moçambique