Magistrados e Actores Chave do Judiciário reúnem em Quelimane


Sob o lema: “As Crianças do Amanhã”, realizou-se na última quinta-feira, 25 de Maio, a abertura da Reunião Nacional de Magistrados e Actores Chave do Judiciário na Cidade de Quelimane, com o objectivo de aprimorar através da troca de experiências o conhecimento em matéria de jurisdição de menores tanto na perspectiva substantiva bem como adjectiva, um acto dirigido pelo Venerando Juiz Conselheiro do Tribunal Supremo, Henriques Cossa e testemunhado pelo Governador da Zambézia, Pio Augusto Matos.


Na ocasião, Pio Matos saudou e agradeceu por mais uma vez a Zambézia acolher uma reunião de grande envergadura, onde frisou ainda que a família e os menores constituem dois eixos sobre os quais incide uma parte considerável dos actos ilícitos,  razão pela qual, deve merecer a proteção de toda a sociedade particularmente das instituições de administração da justiça e do Estado em geral.


Segundo o Venerando Juiz Conselheiro do Tribunal Supremo, Henriques Cossa mostra-se imperiosa a reflexão conjunta destas e outras matérias para se prever os desafios e apontar as dificuldades enfrentadas pelos Tribunais Distritais. 


Portanto, segundo Henriques Cossa, propõe-se em análises a averiguação afetuosa da paternidade, o exercício do poder parental, alimentos devidos aos menores, a adoção de crianças nacionais por estrangeiros e a secessão da obrigação de prestar alimentos à menores.

Importa referir que esteve presente, entre outros, o Juiz Presidente do Tribunal Judicial Provincial da Zambézia, Paulo Cinco Reis.










Comments

Popular posts from this blog

OJM na Zambézia realiza marcha da Caminhada Vermelha em Quelimane

Filipe Paunde satisfeito com o nível de desenvolvimento do município de Gurúè

Caifadine Manasse, mantem um encontro informal com o Chefe da Missão do FMI a Moçambique