Zambézia acolhe o lançamento do primeiro leilão presencial da castanha de cajú edição 2021

A província da Zambézia acolheu nesta segunda-Feira 6 de Dezembro, o primeiro leilão presencial da castanha de cajú edição 2021, uma iniciativa do Ministério da Indústria e Comércio junto da Bolsa de Mercadorias de Moçambique, dirigido por Pio Augusto Matos, Governador da Zambézia, no povoado de Chigipe, posto administrativo de Mulela, distrito de Pebane.

Matos, visitou naquele povoado um armazém de um produtor contendo 30 toneladas de castanha de cajú.

No seu discurso Pio Matos, referiu que os actuais circuitos de comercialização da castanha de cajú apresentam inúmeras desvantagens para os diversos actores da cadeia de comercialização e para a economia, começando pelo elevado custo de transação, baixos preços pagos aos produtores, baixa qualidade dos produtos agrícolas e a falta de controlo dos volumes reais de produção e comercialização.

Todavia, com vista a colmatar este cenário o dirigente da Zambézia, referiu que para a presente campanha o Governo fixou um preço de referência da castanha aplicado ao produtor em 43.00Mts/kg, não podendo ser comprada abaixo.

Disse igualmente que o processo de leilão remete alguns desafios como ter mercado organizado, justo e transparente onde os produtores e compradores têm participação para transacionar as mercadorias.

Na campanha 2021/2022 a província da Zambézia planificou comercializar 17 mil toneladas e o Distrito de Pebane contribuí com 4.950 toneladas correspondente a 29.11% da produção global.

Ao terminar Matos, reiterou o compromisso do Governo em aumentar a competitividade e sustentabilidade da cadeia de valor do caju e continuar a promover os leilões, em contrapartida desafiou aos produtores a aumentarem a produção e produtividade, sem deixar de fora os compradores que encorajou-os a investirem mais na compra da castanha de cajú.

Importa referir que, a primeira venda em leilão foi procedida pelo Governador onde chegou a ser comprado o Lote 7 contendo uma quantidade de 5.000kg de castanha ao preço de referência de 43,00 Mts/kg.

Comments

Popular posts from this blog

OJM na Zambézia realiza marcha da Caminhada Vermelha em Quelimane

Filipe Paunde satisfeito com o nível de desenvolvimento do município de Gurúè

Caifadine Manasse, mantem um encontro informal com o Chefe da Missão do FMI a Moçambique