Pio Matos incentiva graduados da UCM na criação do auto-emprego

O Governador da Província da Zambézia, Pio Augusto Matos, participou no último sábado, 11 de Dezembro, nas cerimónias de graduação de pouco mais de 476 estudantes finalistas da Universidade Católica de Moçambique na cidade de Quelimane.

Segundo Pio Matos, a cerimónia de graduação é uma importante contribuição desta instituição de ensino superior na formação do capital humano que irá contribuir para o desenvolvimento econômico, social e humano na província da Zambézia.

Entretanto, este dirigente político, diz que a alegria só será completa quando nas suas vidas profissionais ou sociais, os estudantes ora graduados forem capazes de aplicar os conhecimentos adquiridos durante a sua formação na resolução de problemas concretos da nossa população.

Para o Governador da Zambézia, o acto que se testemunhou não é uma mera formalidade acadêmica de atribuições de certificados ou outorga de graus, trata-se de um marco que assinala a transição de uma vida de formação acadêmica para uma fase de aplicação de saberes ao serviço do desenvolvimento da Zambézia em particular e o país no geral.

Aquele dirigente, instou aos graduados a terem uma atitude proativa e empreendedora devido às grandes exigências e competitividade do mercado de emprego e este facto poderá traduzir-se não necessariamente na busca de oportunidades de emprego formal, mas sim na criação de auto- emprego que possa igualmente gerar postos de trabalho para outros.

“Não procurem emprego, procurem trabalho, porque o vosso conhecimento mesmo em áreas díspares fará diferença em qualquer atividade que for desenvolvida e dará uma resposta aos desequilíbrios sociais de desenvolvimento do nosso país”- disse Matos no final do seu discurso.

Refira-se que a Universidade Católica de Moçambique em Quelimane coloca no mercado de trabalho 346 graduados da Faculdade de Ciências Sociais e Políticas e 130 do Instituto de Educação a Distância totalizando 476 graduados em diversas áreas do saber.

A cerimônia foi para além do Governador da Zambézia, testemunhada pelo Reverendo Dom Hilário da Cruz Massinga, pelo Reitor da UCM, pelo Presidente do Conselho Autárquico da Cidade de Quelimane, pela Secretária de Estado na Zambézia, pelo Administrador do Distrito, técnicos entre outros.

Comments

Popular posts from this blog

OJM na Zambézia realiza marcha da Caminhada Vermelha em Quelimane

Filipe Paunde satisfeito com o nível de desenvolvimento do município de Gurúè

Caifadine Manasse, mantem um encontro informal com o Chefe da Missão do FMI a Moçambique