Judith Mussácula lança Movimento Provincial de combate ao HIV e SIDA

A Secretária de Estado na província da Zambézia, Judith Mussácula Faria, lançou ontem,  1 de Dezembro, dia mundial de combate ao HIV/SIDA, o Movimento provincial de luta contra o HIV/SIDA.

Trata-se de uma iniciativa inserida na campanha nacional denominada “Dezembro Vermelho”, a qual visa dedicar todo o mês de Dezembro, acções de reflexão e consciencialização da sociedade, sobre a problemática do HIV/SIDA na província em geral e distrito em particular.

Zambézia é a província com mais pessoas vivendo com HIV/SIDA em Moçambique, estima-se que até ao ano de 2020, viviam na província 440 mil pessoas com o vírus do HIV, além de que no mesmo período ocorreram cerca de 25 mil novas infecções pelo vírus.

Para dar resposta às novas tendências desta epidemia, a Secretaria de Estado na Zambézia convidou a todos administradores dos distritos da Zambézia, para comemorar a passagem do dia mundial da luta contra o SIDA na cidade de Quelimane, onde participaram num fórum de reflexão em vista a reduzir as novas infecções pelo HIV, reduzir as mortes associadas ao SIDA, eliminar o estigma e discriminação, e erradicar o coronavírus.

Segundo aquela dirigente, os administradores vão liderar ao nível distrital o movimento de combate ao HIV/SIDA.

No âmbito do movimento de combate contra o HIV/SIDA, os administradores irão orientar várias actividades tais como, a realização de diálogos comunitários para sensibilizar líderes e comunidade distrital sobre prevenção, cuidados e tratamentos do HIV/SIDA, a realização de sessões de diálogos com profissionais do sector público à luz da estratégia de HIV e SIDA na função pública, promover mesas redondas envolvendo instituições de ensino, dialogando com professores e estudantes, questões relacionadas com prevenção, cuidados e tratamentos do HIV/SIDA, e garantir a emissão de debates, spots e outros géneros informativos com temáticas sobre HIV/SIDA nas rádios comunitárias.

Espera-se que no final desse movimento, previsto para o final do mês de Dezembro, sejam alcançadas cerca de três milhões e quinhentas mil pessoas


Comments

Popular posts from this blog

OJM na Zambézia realiza marcha da Caminhada Vermelha em Quelimane

Filipe Paunde satisfeito com o nível de desenvolvimento do município de Gurúè

Caifadine Manasse, mantem um encontro informal com o Chefe da Missão do FMI a Moçambique