Zambézia acolhe o lançamento da campanha "Eu sou capaz"

A cidade de Quelimane, na Zambézia, acolheu nesta segunda-feira, 11 de Outubro, as cerimónias centrais do Dia Internacional da Rapariga, dirigidas pela Primeira Dama da República de Moçambique, Isaura Ferrão Nyusi.

Na ocasião o Governador da Zambézia, Pio Augusto Matos, referiu que o lançamento da Campanha de mobilização para mais raparigas se inscreverem no ano lectivo de 2022 e da música oficial do programa "Eu Sou Capaz" é de extrema importância pois considera que educar e resolver os problemas da rapariga é educar e resolver os problemas presentes e futuros da sociedade.

No seu discurso, Isaura Nyusi, referiu que o Dia Internacional da Rapariga, data instituída em 2011 pela Assembleia Geral das Nações Unidas com o Intuito de sensibilizar para tomada de consciência sobre a situação das raparigas e quebrar o ciclo de discriminação violência com vista a promover a proteção dos seus direitos.

A esposa do Presidente da República, disse ainda que o programa "Eu Sou Capaz", responde aos desafios assumidos em 2015 pelo Estado Moçambicano no contexto dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, nomeadamente: Alcançar a igualdade de género, Emponderar todas as mulheres e raparigas.

Outrossim, referiu que este programa visa a retenção da rapariga na escola e o alcance da rapariga fora da escola através de mobilização sensibilização de lideranças comunitárias sobre emponderamento da rapariga, implantação das abordagens escolas e comunidades seguras formação de raparigas fora da escola em habilidades para vida nos espaços seguros, apoio em uniformes escolares para raparigas matriculadas na 5°, 6°, 7° classes, apoio em bicicletas para raparigas matriculadas na 8° classe, capacitação em gestão de higiene menstrual e disponibilização de kits de higiene menstrual.

Ao terminar, Isaura Nyusi, chamou atenção a todos sobre a importância do investimento que deve se fazer no desenvolvimento pleno da rapariga, o alcance dos seus direitos, igualdade de género e seu empondeiramento.

De referir que, durante o evento foi igualmente lançada a música oficial do Programa “EU SOU CAPAZ” envolvendo as artistas, Tamires Moiane, Júlia Duarte, Mimae e Dama do Bling.

Comments

Popular posts from this blog

OJM na Zambézia realiza marcha da Caminhada Vermelha em Quelimane

Filipe Paunde satisfeito com o nível de desenvolvimento do município de Gurúè

Caifadine Manasse, mantem um encontro informal com o Chefe da Missão do FMI a Moçambique