Emilia Chambal faz apelo para o apoio a rapariga

A Presidente do Conselho Nacional da Juventude (CNJ), Emília Chambal, apelou nesta segunda-feira, 11 de Outubro, durante a sua intervenção na abertura do Programa da Celebração do Dia Internacional da Rapariga, na Cidade de Quelimane, província da Zambézia.

Chambal, afirmou que se as raparigas dominarem as TICs, poderão ser poderosos agentes de mudanças de suas próprias vidas económica e socialmente, e apelou aos participantes, naquele evento, para o apoio às raparigas, para que estas "participem de forma activa em todos os aspectos da vida com recurso aos meios digitais".

Aquela líder juvenil, fez o reforço ainda ao apelo para a massificação na advocacia e sensibilização para a aplicação prática da lei sobre violência baseada no género e que seja expandida a rede de acesso aos serviços de saúde sexual e reprodutiva.

Para além do convite que deixou para a luta contra as uniões prematuras, Emília Chambal, exortou às raparigas para que se engajassem na formação própria.

Por fim, a Presidente do CNJ saudou o Programa "Eu Sou Capaz" da Secretaria de Estado da Juventude e Emprego (SEJE), pelo seu papel de retenção da rapariga na escola, pelo empoderamento e aos outros grandes programas implementados pelos vários parceiros que marcaram presença naquele evento de comemoração do dia da rapariga.

Refira-se que o Programa é orientado pela Secretaria de Estado da Juventude e Emprego.

Comments

Popular posts from this blog

OJM na Zambézia realiza marcha da Caminhada Vermelha em Quelimane

Filipe Paunde satisfeito com o nível de desenvolvimento do município de Gurúè

Caifadine Manasse, mantem um encontro informal com o Chefe da Missão do FMI a Moçambique