População de Maquival em Quelimane conta com novo Sistema de Abastecimento de Água

A população do Posto Administrativo de Maquival-Sede no Distrito de Quelimane não mais recorrerá aos poços a procura de água para o uso diário, pois o Governador da Zambézia, Pio Augusto Matos, fez a entrega nesta quarta-feira 15 de Setembro, de um novo Sistema de Abastecimento de Água.

Trata-se de um sistema com capacidade de reserva de 20 metros cúbicos 6 fontenárias e 11 ligações domiciliárias que beneficiará cerca de 1855 pessoas no arranque, prevendo-se abastecer no futuro mais de 3.000 pessoas com a entrada de novas ligações domiciliárias. Com este sistema perfaz um total de 2 Sistemas de Abastecimento de Água aquele Distrito.

Aquele dirigente, fez saber que tratar-se de um empreendimento orçado em aproximadamente 8 Milhões de meticais financiado pelo Orçamento de Estado e que irá beneficiar as populações dos povoados de Mazuere, Mutibura Cubwe e Seresse.

Importa referir que, a execução deste empreendimento enquadra-se na iniciativa do Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, "Água para todos", com o Programa Nacional de Abastecimento de Água e Saneamento Rural, PRONASAR.

No seu discurso de ocasião, o Governador de Província, Pio Augusto Matos, frisou que este é mais um dos feitos das promessas feitas a quando da campanha eleitoral, sendo que espera-se que com o sistema ora inaugurado possa reduzir as doenças de origem hídrica e garantir melhor saúde a população beneficiária.

Pio Matos, apelou a todas as camadas da população, desde os líderes comunitários, religiosos e a sociedade em geral para que assegurem o empreendimento de forma zelosa garantido a conservação e a sustentabilidade do mesmo, porque só com água é que há vida principalmente nos tempos de hoje onde a pandemia do coronavírus tem dizimado vidas, e uma das prevenções básicas é o uso de água constante na lavagem das mãos.

Comments

Popular posts from this blog

OJM na Zambézia realiza marcha da Caminhada Vermelha em Quelimane

Filipe Paunde satisfeito com o nível de desenvolvimento do município de Gurúè

Caifadine Manasse, mantem um encontro informal com o Chefe da Missão do FMI a Moçambique