População de Maquival em Quelimane conta com novo Sistema de Abastecimento de Água

A população do Posto Administrativo de Maquival-Sede no Distrito de Quelimane não mais recorrerá aos poços a procura de água para o uso diário, pois o Governador da Zambézia, Pio Augusto Matos, fez a entrega nesta quarta-feira 15 de Setembro, de um novo Sistema de Abastecimento de Água.

Trata-se de um sistema com capacidade de reserva de 20 metros cúbicos 6 fontenárias e 11 ligações domiciliárias que beneficiará cerca de 1855 pessoas no arranque, prevendo-se abastecer no futuro mais de 3.000 pessoas com a entrada de novas ligações domiciliárias. Com este sistema perfaz um total de 2 Sistemas de Abastecimento de Água aquele Distrito.

Aquele dirigente, fez saber que tratar-se de um empreendimento orçado em aproximadamente 8 Milhões de meticais financiado pelo Orçamento de Estado e que irá beneficiar as populações dos povoados de Mazuere, Mutibura Cubwe e Seresse.

Importa referir que, a execução deste empreendimento enquadra-se na iniciativa do Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, "Água para todos", com o Programa Nacional de Abastecimento de Água e Saneamento Rural, PRONASAR.

No seu discurso de ocasião, o Governador de Província, Pio Augusto Matos, frisou que este é mais um dos feitos das promessas feitas a quando da campanha eleitoral, sendo que espera-se que com o sistema ora inaugurado possa reduzir as doenças de origem hídrica e garantir melhor saúde a população beneficiária.

Pio Matos, apelou a todas as camadas da população, desde os líderes comunitários, religiosos e a sociedade em geral para que assegurem o empreendimento de forma zelosa garantido a conservação e a sustentabilidade do mesmo, porque só com água é que há vida principalmente nos tempos de hoje onde a pandemia do coronavírus tem dizimado vidas, e uma das prevenções básicas é o uso de água constante na lavagem das mãos.

Comments

Popular posts from this blog

Ganito Ernesto prepara a vitória da FRELIMO no comité de zona de Corromana

PR defende reformas judiciais para uma melhor resposta aos desafios do país

Administradora de Nicoadala orienta cerimônia do dia africano da alimentação escolar