Molumbo sede declarada livre de fecalismo a céu aberto
O Governador da província da Zambézia, Pio Augusto Matos, testemunhou nesta última quarta-feira 4 de Agosto, no distrito de Molumbo Sede, uma cerimónia na qual se declarava este distrito como livre do fecalismo a céu aberto.
No evento testemunhado por Pio Matos, estiveram presentes os administradores dos distritos de Molumbo, Lugela e Pebane, directores Provinciais das Obras Públicas, Agricultura e Pescas, Desenvolvimento Territorial e Ambiente e outros membros do Governo.
No seu discurso ocasional, Pio Matos referiu que ao declarar o fim do fecalismo a céu aberto na localidade sede do distrito de Molumbo vai contribuir para a redução de doenças ligadas a falta de Higiene e Saneamento tais como a cólera, diarreias, tracoma, conjuntivite, Filariose, Desnutrição Crônica que tem impactado negativamente na saúde da população e o desenvolvimento socio-económico do Distrito.
Disse ainda ser um desafio para a Província da Zambézia visto que a mesma possui um total de 96 Localidades das quais apenas a localidade sede de Molumbo acaba de se tornar livre do fecalismo a ceu aberto, ou simplesmente "LIFECA".
Mais acções estão sendo levadas a cabo entre o Governo junto o parceiro UNICEF para erradicação deste fenômeno colocando a Zambézia LIFECA.
De recordar que Pio Matos, terá mobilizado mais de nove mil líderes comunitários da província para promoverem acções viradas ao acesso de saneamento seguro nas suas comunidades.
“Mobilizar a população, para que todas as casas tenham uma latrina, uma copa, ali onde quando a mamã lava a loiça poe lá em cima. Precisamos também de ter uma casa de banho, aquela cerca de capim para tomar o banho. Queremos que todas as casas, em volta do redor, capinem pelo menos 30 metros em volta; não queremos que as pessoas continuem a ficar doentes”, disse Matos em junho último.
Comments
Post a Comment