Molumbo sede declarada livre de fecalismo a céu aberto

 


O Governador da província da Zambézia, Pio Augusto Matos, testemunhou nesta última quarta-feira 4 de Agosto, no distrito de Molumbo Sede, uma cerimónia na qual se declarava este distrito como livre do fecalismo a céu aberto. 

 

No evento testemunhado por Pio Matos, estiveram presentes os administradores dos distritos de Molumbo, Lugela e Pebane, directores Provinciais das Obras Públicas, Agricultura e Pescas, Desenvolvimento Territorial e Ambiente e outros membros do Governo. 

 

No seu discurso ocasional, Pio Matos referiu que ao declarar o fim do fecalismo a céu aberto na localidade sede do distrito de Molumbo vai contribuir para a redução de doenças ligadas a falta de Higiene e Saneamento tais como a cólera, diarreias, tracoma, conjuntivite, Filariose, Desnutrição Crônica que tem impactado negativamente na saúde da população e o desenvolvimento socio-económico do Distrito. 

 

Disse ainda ser um desafio para a Província da Zambézia visto que a mesma possui um total de 96 Localidades das quais apenas a localidade sede de Molumbo acaba de se tornar livre do fecalismo a ceu aberto, ou simplesmente "LIFECA".  

Mais acções estão sendo levadas a cabo entre o Governo junto o parceiro UNICEF para erradicação deste fenômeno colocando a Zambézia LIFECA.  

 

De recordar que Pio Matos, terá mobilizado mais de nove mil líderes comunitários da província para promoverem acções viradas ao acesso de saneamento seguro nas suas comunidades. 

 

“Mobilizar a população, para que todas as casas tenham uma latrina, uma copa, ali onde quando a mamã lava a loiça poe lá em cima. Precisamos também de ter uma casa de banho, aquela cerca de capim para tomar o banho. Queremos que todas as casas, em volta do redor, capinem pelo menos 30 metros em volta; não queremos que as pessoas continuem a ficar doentes”, disse Matos em junho último. 

Comments

Popular posts from this blog

PR defende reformas judiciais para uma melhor resposta aos desafios do país

Administradora de Nicoadala mantém encontro com Líderes Comunitários do 1° escalão

Votar na FRELIMO é garantir na continuidade do processo de desenvolvimento do país