Lançada na Zambézia a campanha de vacinação animal



“Em Defesa da Saúde Pública e da Economia”, foi o lema com o qual Pio Augusto Matos, Governador de Província da Zambézia, procedeu no sábado último, dia 10 de Abril, no distrito de Namacurra, o lançamento da campanha de vacinação animal.


Trata-se de uma campanha que visa a prevenção, controle e erradicação de doenças em animais com vista a proteção da saúde pública e evitar prejuízos econômicos.


A Província da Zambézia conta neste momento com um efectivode 56.572 bovinos. E nesta campanha prevê vacinar animais contra doenças como, febre aftosa (6.000 bovinos), febre do Vale do Rif (36.200 bovinos), Dermatose nodular (10.000 bovinos) Brucelose (2.500 bovinos), Raiva (45.900 Cães e Gatos), Newcastle (2.900.000 aves).


Pio Matos, disse no seu Falatório que o objectivo é tornar a Província da Zambézia numa das referências na produção animal, atendendo as condições agro-ecológicas da Província e ogrande potencial por aproveitar.


Outrossim, lançou desafios aos criadores para que possam criar associações de criadores ou a transformarem-se em criadores privados com uma produção orientada para o mercado, comotambém aumentar a produção e a produtividade animal das carnes e leite, com vista a satisfazer as necessidades alimentares e abastecer a indústria local, nacional e, quiçá a exportação dos mesmos.


Para terminar, o dirigente de Província apelou ao sector da Agricultura e Pescas e aos Governos Distritais para o incentivo da criação de animais e na melhoria das técnicas de produção animal. 


Comments

Popular posts from this blog

OJM na Zambézia realiza marcha da Caminhada Vermelha em Quelimane

Filipe Paunde satisfeito com o nível de desenvolvimento do município de Gurúè

Caifadine Manasse, mantem um encontro informal com o Chefe da Missão do FMI a Moçambique