Inaugurado o maior mercado de venda de pescado na localidade de Cuassiane em Pebane

 


Entre a tesoura e a fita testemunhou-se nesta sexta-feira, dia 09.04.2021 a cerimónia de inauguração do maior mercado de venda de peixe construído de raiz na localidade de Cuassiane, distrito de Pebane. Uma infraestrutura inaugurada por Augusta Maita, Ministra do Mar, Águas Interior e Pescas, e entregue a Pio Augusto Matos Governador de província da Zambézia, em nome da população.


Trata-se de um património que compreende 48 bancas,1 fábrica de gelo, 2 arrumos, 4 vestiários, 2 WC, Baterias, Escritório, Armazém de pescado, 2 salas de manuseamento e recepção do pescado.


Segundo a Ministra das Pescas, a província da Zambézia constitui um dos principais baluartes do jazigo pesqueiro do banco do Sofala e cujo a contribuição para produção nacional no ano transato situou-se em mais de 95000t, só na pesca artesanal. E em particular o Distrito de Pabane no mesmo ano contribuiu com mais de 34% da produção global ao nível da província.


Pio Matos no seu intervir, agradeceu ao Governo Central que tanto tem feito para o cumprimento do seu plano de Governação, no que tange a criação de condições integradas para o desenvolvimento da população e a provisão de serviços básicos e esta infraestrutura é apenas um exemplo de várias outras realizações do Governo.


“Este mercado é o primeiro e o mayor a nível da província, que vem imponderar a comunidade para o seu desenvolvimento, com este mercado far-se-á a conversação, armazenamento e venda do pescado observando os padrões higio - sanitário aceitáveis a nível nacional e internacional”, disse o dirigente de província.


Pio Matos terminou reiterando que já não estamos a prometer, estamos a cumprir e pode-se ainda esperar estradas melhoradas, água potável e expansão da corrente elétrica. 


Apelou em jeito de despedida aos pescadores a conservação da infraestrutura e a todos a continuação observância das medidas de prevenção da COVID-19.


Fonte: Gabinete de Imprensa do Governador

 

Comments

Popular posts from this blog

OJM na Zambézia realiza marcha da Caminhada Vermelha em Quelimane

Filipe Paunde satisfeito com o nível de desenvolvimento do município de Gurúè

Caifadine Manasse, mantem um encontro informal com o Chefe da Missão do FMI a Moçambique