Conselho Executivo Provincial da Zambézia realiza a sua 8ª Sessão Ordinária

 


Realizou-se nesta quarta-feira, 21 de Abril, na sala de Sessões do Conselho Executivo Provincial a 8ª Sessão Ordinária, onde segundo Fernando Namucua, porta-voz do Conselho Executivo Provincial, 06 essenciais matérias foram debulhadas e dentre estas destaca-se o Balanço do Plano e Orçamento 2021 do 1º Trimestre.


Nesta senda, refere-se que o desempenho do balanço foi positivo, pois mais de 95% dos indicadores que tinham sido previstos para o 1º trimestre, tiveram um grau de cumprimentosatisfatório. A exemplo disso, fala-se da inauguração de alguns Centros de Saúde que contribuíram para o incremento de partos institucionais, inauguração de sistemas de abastecimento de água, inauguração de escolas construídas de raiz e lançamento da primeira pedra para a construção de mais um bloco operatório no Ile.


Relativamente ao programa de massificação de infraestruturas de abate de animais, o Governo olha de forma positiva a iniciativa, e encoraja o sector da agricultura para seguir com aactividade, visto que os programas de repovoamento e fomento pecuário não acompanharam com o registo de novas unidades de abate e isto contrasta com a intenção do Governo de garantiruma saúde pública melhor ao cidadão.


No que concerne aos Actos Administrativos, está disponível orçamento para operacionalizar os 374 actos previstos ao nível do CEP.


Informa-se ainda que o Projecto Irriga está a decorrer a bom ritmo, ainda este ano serão concluídas as reabilitações do regadio de Munda-Munda na Maganja da Costa, Nante com(400h) também estão em via várias acções com vista a garantir a sustentabilidade deste investimento e capacitar as Associações para que elas possam fazer o melhor uso e apropriação da infraestrutura.


Contudo, a avaliação feita pelo Executivo olhando pelas condições objectivas, considera-se o desempenho promissor e inspirador, motivando a esperança e garantia de se cumprir com as metas previstas para o ano vigente.

Comments

Popular posts from this blog

OJM na Zambézia realiza marcha da Caminhada Vermelha em Quelimane

Filipe Paunde satisfeito com o nível de desenvolvimento do município de Gurúè

Caifadine Manasse, mantem um encontro informal com o Chefe da Missão do FMI a Moçambique