Distinguidos os vencedores do prémio ciência aberta edição 2020 na Zambézia

O Ministro da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional, Gabriel Ismael Salimo, dirigiu na manhã do desta segunda-feira 9 de Novembro. na Cidade de Quelimane, a cerimónia de distinção dos vencedores do “Prémio Ciência Aberta”.

Durante a contextualização do evento, Ramadane Carlos José, Director do Serviço Provincial de Assuntos Sociais explicou aos presentes que, o “Premio Ciência Aberta” é uma iniciativa do Conselho dos Serviços de Representação do Estado, que visa reconhecer e homenagear investigadores por sua intervenção de mérito na produção científica na província da Zambézia.

Neste evento, foram distinguidos onze investigadores, dentre eles duas mulheres, dos quais quatro possuem o nível de Mestrado e sete o nível de Doutoramento.

A Secretária de Estado na província da Zambézia, Judith Faria Mussácula, presente no evento, desafiou e convidou as instituições de ensino e de investigação científica a concentrarem as suas acções de pesquisa sobre a problemática do amarelecimento letal do coqueiro na província da Zambézia de modo a encontrar formas para a recuperação do efectivo de palmar.

Por seu turno, o Ministro da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional, instou aos homenageados a trabalhar em pesquisas com resultados virados para o impacto nas comunidades e fez menção que a cerimónia de distinção de vencedores ao premio ciência aberta, enquadra-se na celebração do dia internacional da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento (10 de Novembro), decretada pela Unesco em 2001 e que no presente ano celebra-se sob lema “Ciência para e com a socidede.

Refere-se que, estiveram presentes no evento, o reitor da Universidade Licungo, Prof. Doutor Boaventura Aleixo, o Administrador do Distrito de Quelimane, Eduardo Vida, e representantes das instituições de ensino e de investigação cientifica, de base tecnológica, públicas e privadas.

Comments

Popular posts from this blog

OJM na Zambézia realiza marcha da Caminhada Vermelha em Quelimane

Filipe Paunde satisfeito com o nível de desenvolvimento do município de Gurúè

Caifadine Manasse, mantem um encontro informal com o Chefe da Missão do FMI a Moçambique