Pio Matos lança ciclo de campanha de pulverização contra a malária na Zambézia

O governador da província da Zambézia, Pio Augusto Matos, dirigiu na tarde desta terça-feira, 20 de Outubro, as cerimônias de abertura da campanha de pulverização Intra domiciliária a nível da província da Zambézia na localidade de Liciro, no distrito de Milange.

No âmbito da iniciativa presidencial de luta contra malária no contexto de mitigação e controle da Malária, a província da Zambézia implementa um dos grandes pilares do vector causador da malária, a pulverização Intra domiciliar, que no presente ciclo terá uma duração de 35 dias abrangendo cerca de 1.424.848 habitantes nos distrito de Mopeia, Morrumbala, Milange, Mulumbo e Maganja da costa, perfazendo um total de 331,360 casas.

Pio Matos, afirma que combater a malária é melhorar a saúde da população e contribuir para o desenvolvimento da economia.

No seu discurso, aquele dirigente exortou a toda população que abram as portas das casas para que esta actividade venha a reduzir a incidência e prevalência da malária.

O governador da Zambézia, terá dito que o mecanismo de combate a malária por si só pode não significar um extermínio absoluto, razão pela qual é preciso combatermos a partir do local onde o mosquito causador da malária nasce, pelo que, manter as casas livres do capim e charcos, queimar o lixo ou colocar no aterro, devem ser a prioridade de todos, e ainda deve-se pensar numa campanha extradomiciliar.

Pio Matos, terminou o seu discurso apelando a observância das medidas de prevenção da pandemia que assola a província da Zambézia durante a campanha e o envolvimento dos líderes comunitários neste processo porque juntos e unidos, teremos forças para desenvolver a Zambézia.


Comments

Popular posts from this blog

OJM na Zambézia realiza marcha da Caminhada Vermelha em Quelimane

Filipe Paunde satisfeito com o nível de desenvolvimento do município de Gurúè

Caifadine Manasse, mantem um encontro informal com o Chefe da Missão do FMI a Moçambique