PR faz balanço positivo da Visita Presidencial à Zambézia


O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, afirmou ontem 27 de Agosto, em Quelimane, que sai da província da Zambézia motivado, tomando em conta o desempenho das autoridades governamentais da província face ao cumprimento do PES e do PQG. 

Falando numa comunicação à Nação, cujo tema foi “Oportunidades de Emprego, Empoderamento da Mulher e Formação Técnico Profissional”, o estadista moçambicano afirmou que a Moçambique em geral, e a província da Zambézia em particular, tiveram um salto quantitativo no que à inclusão do gênero diz respeito.  

Ainda abordando o tema, o Presidente Nyusi anunciou projectos de construção de escolas e institutos de formação técnico-profissional ao nível do país em geral, e ao nível da província da Zambézia, anotando que a aposta neste ciclo de governação é a promoção do saber-fazer, de modo a dar ferramentas de auto-emprego à juventude. 

Porém, o Presidente Nyusi manifestou preocupação face à taxa de mortalidade que a província regista, assim como com a taxa de analfabetismo que é mais alta que a média nacional. Nas suas recomendações, o Chefe do Estado instou às autoridades governamentais da província a apostar no aproveitamento das potencialidades turísticas que a província apresenta, assim como a opção pela diversificação da economia. 

Neste aspecto, o Presidente da República exortou às autoridades da província, para intensificarem a pesca artesanal, promover a actividade industrial e recuperar o “efectivo de palmares” característicos da província, através de busca de soluções inovadoras. 

Comments

Popular posts from this blog

OJM na Zambézia realiza marcha da Caminhada Vermelha em Quelimane

Filipe Paunde satisfeito com o nível de desenvolvimento do município de Gurúè

Caifadine Manasse, mantem um encontro informal com o Chefe da Missão do FMI a Moçambique