Verónica Macamo reitera compromisso de consolidar o papel da mulher no combate à COVID-19


A ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Nataniel Macamo Dlhovo, expressou o contínuo compromisso do Governo de Moçambique em trabalhar, aprofundar e consolidar o papel da mulher  nos órgãos decisórios como um mecanismo de inclusão e colaboração face à COVID-19.

A governante falava na reunião virtual das ministras dos Negócios Estrangeiros e Cooperação da União Africana  (UA) sobre o reforço da liderança das mulheres na resposta à COVID-19, que teve lugar na quinta-feira.

“A liderança das mulheres tem sido determinante para o sucesso, pois é ela que tem o poder de sensibilizar e mobilizar eficazmente os mecanismos para inclusão e colaboração, principalmente nesta conjuntura de resposta a pandemia do Coronavírus”, defendeu a ministra, segundo um comunicado enviado ao "O País".

 Na sua intervenção, a ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação destacou a necessidade de um meanismo consensual para o envolvimento da mulher na implementação da agenda de desenvolvimento continental de resposta à COVID-19, tendo como referência a experiência acumulada da resposta  à malária, à ébola e à cólera.

De acordo com a mesma nota, a governante realçou, igualmente, a "necessidade de elaboração de programas de educação e de capacitação que permitem a mulher estar em pé de igualdade nas diversas frentes de resposta às emergências de saúde pública".

Comments

Popular posts from this blog

Administradora de Nicoadala mantém encontro com Líderes Comunitários do 1° escalão

PR defende reformas judiciais para uma melhor resposta aos desafios do país

Votar na FRELIMO é garantir na continuidade do processo de desenvolvimento do país