Pandemia do Covid-19 compromete projecções no sector da economia


A pandemia do Covid-19 obrigou a alterações em vários sectores de actividade no país, situação que compromete as projecções no sector da economia nacional.

A título de exemplo, o sector dos Recursos Minerais e Energia, que contribui em 7.3 por cento do Produto Interno Bruto (PIB), está a operar a meio-gás.

A empresa Vale-Moçambique tinha como meta o processamento de 11 milhões de toneladas de carvão mineral, para este ano, mas alterou a sua projecção para 8 milhões, devido a fraca procura decorrente da pandemia do Covid-19.

A informação foi partilhada, este sábado no programa Linha directa da Rádio Moçambique, pelo assessor do Ministério dos Recursos Minerais e Energia, Henriques Cossa.

“No carvão há uma redução forte na demanda, por razões óbvias e quando há redução da demanda, reduzem-se os preços nos mercados internacionais. No caso da Vale, as duas plantas de processamento de carvão, neste momento funciona apenas uma. Tendo em conta que eles têm uma capacidade limitada de armazenamento, eles não podem produzir mais, porque não há demanda”, disse

No sector das pescas, as exportações de marisco reduziram em 53 por cento nos meses de Março e Abril devido ao novo coronavírus. ( RM)

Comments

Popular posts from this blog

OJM na Zambézia realiza marcha da Caminhada Vermelha em Quelimane

Filipe Paunde satisfeito com o nível de desenvolvimento do município de Gurúè

Caifadine Manasse, mantem um encontro informal com o Chefe da Missão do FMI a Moçambique