PR destaca esforços de vários sectores para dinamizar a agricultura no país


O Presidente da República, Filipe Nyusi dirigiu hoje na localidade de Metuchira, distrito de Nhamatanda em Sofala, as cerimónias centrais do lançamento da Campanha Agrária 2019/2020 tendo destacado a importância da agricultura para a estabilidade da economia nacional.

Pouco depois de semear grãos de milho numa associação local de camponeses, Filipe Nyusi dirigiu-se a população de Metuchira, maioritariamente camponesa através de um comício, que incidiu-se no papel da agricultura.

Filipe Nyusi recordou que aquando do lançamento da campanha 2017/2018, acto que teve lugar em Moamba na província de Maputo, teria dito que o sector da agricultura contribui para a redução do custo de vida, disponibilizando comida no mercado e baixando, desde modo, a inflação e estabilizando a economia nacional.

“É exactamente o que aconteceu, a nossa economia cresceu e a inflação baixou significativamente. Em grande medida, por causa do desempenho positivo do sector agrário”, disse Filipe Nyusi.
Para a presente época, Nyusi defendeu a prática de agricultura diversificada, sustentável e competitiva.

“Esta é a missão para a presente época que irá consolidar todas as etapas anteriormente definitas”, referiu, tendo aproveitado a ocasião para enaltecer os esforços desenvolvidos por vários sectores que têm estado a dinamizar a área da agricultura, para garantir a segurança alimentar e nutrição.

“Homens e mulheres deram o melhor de si para que o sector agrário tivesse logrado os resultados que hoje orgulhosamente celebramos e pudesse salvar o país da crise que intensamente vivia. Por conseguinte saudamos vivamente aos produtores, agricultores, comerciantes, prestadores de serviços agrários que se entregaram de solo a solo para a garantia da segurança alimentar”.

No lançamento da campanha agrária, o Presidente da República procedeu a entrega de prémios a diversos actores que se notabilizaram no sector da agricultura, com destaque para agricultores, extensionistas e jornalistas.


Agência vale do Zambeze “mecaniza” ESAPOL

Ainda no lançamento da campanha de comercialização agrária, a Agência Vale do Zambeze, procedeu esta segunda-feira a entrega de kit de equipamento agrário a Escola de Sargentos da Polícia Tenente Oswaldo Tazama, avaliado em cerca de seis milhões de meticais.

O kit ora entregue compreende entre outro equipamento um tractor, uma cortadeira e uma enfardadeira, que deverão ser usado para além da área da agricultura, também na pecuária, concretamente para produção de feno para alimentar os animais em períodos de escassez de pasto, segundo deu a conhecer Xadreque Mwanza, delegado da Agência Vale do Zambeze em Sofala.

O comandante da Escola de Sargentos da Polícia Tenente Osvaldo Tazama, Osvaldo Guambe referiu que o equipamento ora oferecido irá ajudar na melhoria da dieta alimentar dos estudantes daquela instituição de formação policial.

A iniciativa da Agencia de Vale do Zambeze enquadra-se no Programa Nacional de Mecanização agrária, tendo sido já entregues 18 kits de género nas províncias de Sofala, Tete e Zambézia.
Fonte: O  País

Comments

Popular posts from this blog

OJM na Zambézia realiza marcha da Caminhada Vermelha em Quelimane

Filipe Paunde satisfeito com o nível de desenvolvimento do município de Gurúè

Caifadine Manasse, mantem um encontro informal com o Chefe da Missão do FMI a Moçambique