Moçambique e Quirguistão pretendem incrementar cooperação


A República de Moçambique e a República de Quirguistão, desejosos em promover o entendimento mútuo e fortalecer a amizade e cooperação entre os dois países.

 O facto surge a respeito dos princípios e propósitos da Carta das Nações Unidas e do Direito Internacional, em particular o respeito pela soberania e promoção da paz e segurança internacionais, igualdade entre Estados, respeito pela soberania e integridade territorial do Estado, independência e tratados internacionais, e não interferência em assuntos internos dos Estados, decidiram estabelecer relações diplomáticas no dia 27 de Setembro de 2019, à margem da 74ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas.

O acto foi outorgado pelos respectivos Ministros dos Negócios Estrangeiros, nomeadamente, da República de Moçambique, José Condugua António Pacheco e da República de Quirguistão, Chingiz Aidarbekov.

Com o estabelecimento das relações diplomáticas entre a República de Moçambique e a República do Quirguistão espera-se que os dois países possam cooperar nas áreas de Agricultura, Recursos Minerais e Energia entre outras.

A República do Quirguistão é um país situado na Ásia Central, que até 1991 fazia parte da União Soviética. Faz fronteira com o Cazaquistão, a China, o Tajiquistão e o Uzbequistão. (RM)

Comments

Popular posts from this blog

OJM na Zambézia realiza marcha da Caminhada Vermelha em Quelimane

Filipe Paunde satisfeito com o nível de desenvolvimento do município de Gurúè

Caifadine Manasse, mantem um encontro informal com o Chefe da Missão do FMI a Moçambique