PR lança primeira pedra para a asfaltagem de 50 km da estrada nacional Lioma-Mutuali na Zambézia

Com os programas virados para a melhoria das condições de vida da população, o Presidente da República de Moçambique, Filipe Jacinto Nyusi, escalou a província da Zambézia, última sexta-feira, 8 de Março, concretamente os distritos da Maganja da Costa, Gurué e Milange no âmbito do programa “Promove transporte e construção de edifícios administrativos condignos”.

Na Zambézia, Filipe Nyusi procedeu com a inauguração da residência oficial do administrador da Maganja da Costa, o lançamento da primeira pedra para a asfaltagem da EN Lioma-Mutuali,  orçado em mais de 42 milhões de euros, que contempla o lote 2 de asfaltagem numa distância de 50 km e a manutenção periódica de 125 km do trecho Nampevo-Gurué.

Este lançamento representa um marco para o desenvolvimento das infraestruturas rodoviárias na Zambézia, com o Presidente Nyusi liderando os esforços em parceria com os Parceiros de Cooperação, em particular a União Europeia. 

Nyusi, enfatizou que essas obras estruturantes, co-financiadas pelo governo e pela UE, não só beneficiarão a província da Zambézia, mas também fortalecerão as trocas comerciais entre distritos locais e províncias vizinhas e até o vizinho Malawi no âmbito da integração regional. 

O dirigente apelou ainda à boa execução das obras no respeito ao cronograma de implementação, segurança rodoviária e salvaguardas ambientais e sociais, onde sublinhou a relevância do projecto e  expressou sua confiança de que as melhorias nas estradas impulsionaram não apenas a conectividade regional, mas também irão catalisar o desenvolvimento sócio-econômico e o turismo. 

Nyusi dirigiu igualmente a cerimónia da inauguração da delegação distrital do INSS de Milange.

O Chefe do Estado Moçambicano teria dito que a edificação destas infraestruturas representam o comprometimento do governo na busca de soluções para problemas que apoquentam a população e assim criar melhores condições de vida.

Carlos Mesquita, Ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, destacou a inclusão das estradas Nampevo-Guruè, Milange-Majaua e Milange-Molumbo-Mugomo no lote 3 do projecto, estimados em perto de 20 milhões de euros,  ressaltando a importância estratégica dessas vias que conectam centros de grande potencial agrícola.

Para Pio Augusto Matos, Governador da Zambézia as realizações deixadas pelo Presidente Nyusi concorrem para a dinamização das actividades produtivas e laborais servindo de elemento catalisador da melhoria das condições de trabalho dos profissionais e desenvolvimento da província em particular, assegurando um desenvolvimento harmonioso e reduzindo as assimetrias entre os diversos cantos da província.

De acordo com o Embaixador da União Europeia em Moçambique, Antonino Maggiore, parceiro de cooperação na área de estradas garante que a sua organização tem como objetivo principal investir no país para criar mais oportunidades de emprego bem como fortalecer o sistema de educação para todos, e reforçou o compromisso em estabelecer um sistema eficiente de gestão de estradas e garantir a manutenção periódica, destacando ainda o apoio da UE à estratégia do governo moçambicano de construir com qualidade para evitar reconstruções frequentes.


Comments

Popular posts from this blog

Administradora de Nicoadala mantém encontro com Líderes Comunitários do 1° escalão

PR defende reformas judiciais para uma melhor resposta aos desafios do país

Votar na FRELIMO é garantir na continuidade do processo de desenvolvimento do país