PR lança primeira pedra para a asfaltagem de 50 km da estrada nacional Lioma-Mutuali na Zambézia

Com os programas virados para a melhoria das condições de vida da população, o Presidente da República de Moçambique, Filipe Jacinto Nyusi, escalou a província da Zambézia, última sexta-feira, 8 de Março, concretamente os distritos da Maganja da Costa, Gurué e Milange no âmbito do programa “Promove transporte e construção de edifícios administrativos condignos”.

Na Zambézia, Filipe Nyusi procedeu com a inauguração da residência oficial do administrador da Maganja da Costa, o lançamento da primeira pedra para a asfaltagem da EN Lioma-Mutuali,  orçado em mais de 42 milhões de euros, que contempla o lote 2 de asfaltagem numa distância de 50 km e a manutenção periódica de 125 km do trecho Nampevo-Gurué.

Este lançamento representa um marco para o desenvolvimento das infraestruturas rodoviárias na Zambézia, com o Presidente Nyusi liderando os esforços em parceria com os Parceiros de Cooperação, em particular a União Europeia. 

Nyusi, enfatizou que essas obras estruturantes, co-financiadas pelo governo e pela UE, não só beneficiarão a província da Zambézia, mas também fortalecerão as trocas comerciais entre distritos locais e províncias vizinhas e até o vizinho Malawi no âmbito da integração regional. 

O dirigente apelou ainda à boa execução das obras no respeito ao cronograma de implementação, segurança rodoviária e salvaguardas ambientais e sociais, onde sublinhou a relevância do projecto e  expressou sua confiança de que as melhorias nas estradas impulsionaram não apenas a conectividade regional, mas também irão catalisar o desenvolvimento sócio-econômico e o turismo. 

Nyusi dirigiu igualmente a cerimónia da inauguração da delegação distrital do INSS de Milange.

O Chefe do Estado Moçambicano teria dito que a edificação destas infraestruturas representam o comprometimento do governo na busca de soluções para problemas que apoquentam a população e assim criar melhores condições de vida.

Carlos Mesquita, Ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, destacou a inclusão das estradas Nampevo-Guruè, Milange-Majaua e Milange-Molumbo-Mugomo no lote 3 do projecto, estimados em perto de 20 milhões de euros,  ressaltando a importância estratégica dessas vias que conectam centros de grande potencial agrícola.

Para Pio Augusto Matos, Governador da Zambézia as realizações deixadas pelo Presidente Nyusi concorrem para a dinamização das actividades produtivas e laborais servindo de elemento catalisador da melhoria das condições de trabalho dos profissionais e desenvolvimento da província em particular, assegurando um desenvolvimento harmonioso e reduzindo as assimetrias entre os diversos cantos da província.

De acordo com o Embaixador da União Europeia em Moçambique, Antonino Maggiore, parceiro de cooperação na área de estradas garante que a sua organização tem como objetivo principal investir no país para criar mais oportunidades de emprego bem como fortalecer o sistema de educação para todos, e reforçou o compromisso em estabelecer um sistema eficiente de gestão de estradas e garantir a manutenção periódica, destacando ainda o apoio da UE à estratégia do governo moçambicano de construir com qualidade para evitar reconstruções frequentes.


Comments

Popular posts from this blog

OJM na Zambézia realiza marcha da Caminhada Vermelha em Quelimane

Filipe Paunde satisfeito com o nível de desenvolvimento do município de Gurúè

Caifadine Manasse, mantem um encontro informal com o Chefe da Missão do FMI a Moçambique