Pio Matos dirige cerimónia do Dia Mundial da Pesca

Sob o lema: “Pesca e aquacultura como vector de desenvolvimento”, o Governador da província da Zambézia, Pio Augusto Matos, dirigiu na Cidade de Quelimane, na última terça-feira, dia 21 de Novembro, a cerimónia do Dia Mundial da Pesca.

O evento foi testemunhada pelo Director Provincial de Agricultura e Pesca Fernando Remane Namucua, Director dos Serviços Provinciais de Actividades Economicas, Jabula Zibia e Secretário Permanente do distrito de Quelimane Clementino Mariano em representação de Francisco Manuel Pagula, administrador do distrito de Quelimane. 

O evento teve início com o lançamento da coroa de flores no rio dos bons sinais, este acto simbólico foi em homenagem a todos pescadores que morreram no exercício das suas actividades pesqueiras.

Pio Matos, referiu que na província da Zambézia a produção do subsector da pesca artesanal representa acima de 90% da produção global, por isso exortou aos pescadores, a uma pesca responsável, capaz de assegurar a resiliência dos ecossistemas e recursos neles existentes.

Disse ainda que a província tem cerca de 32.419 pescadores, os quais nos primeiros 9 meses deste ano produziram 86 mil toneladas de pescado diverso, correspondente a uma realização de 81,3% e um crescimento de 1.2% quando comparado com igual período do ano passado.

Outrossim, apelou a todos os pescadores e a todos intervenientes na actividade pesqueira o cumprimento das medidas de regulamentação de pesca, de modo a assegurar a resiliência da pesca e dos ecossistemas aquáticos e costeiros.

Bem como o cumprimento das medidas de regulamentação da pesca, nomeadamente: períodos de defeso (1 de Novembro a 31 de Dezembro de 2023) para caranguejo é defeso e veda (15 Novembro de 2023 à 14 de Março de 2024) para camarão de superfície. 

“Estas medidas visam a proteção dos reprodutores de caranguejo e camarão bem como juvenis de camarão, respectivamente”- disse o dirigente.

Importa referir que, no nosso país esta data começou a ser comemorado em 1998 tendo sido estabelecido como uma oportunidade para reflexão dos desafios actuais da actividade pesqueira com destaque para degradação dos ecossistemas, poluição marinha, sobrepesca, práticas nocivas e pesca ilegal e não regularizada.


Comments

Popular posts from this blog

OJM na Zambézia realiza marcha da Caminhada Vermelha em Quelimane

Filipe Paunde satisfeito com o nível de desenvolvimento do município de Gurúè

Caifadine Manasse, mantem um encontro informal com o Chefe da Missão do FMI a Moçambique