Pio Matos lança campanha de distribuição de redes mosquiteiras na Zambézia

O Governador da Zambézia, Pio Augusto Matos, dirigiu na quinta-feira, 11 de Maio, a cerimônia de lançamento da campanha de distribuição de redes mosquiteiras com o objectivo de reduzir os casos e mortes por Malária que tem sido a principal causa da procura de serviços de saúde e de mortes na província.

Gerito Augusto, representante dos parceiros de cooperação, acredita que com a campanha cerca de 7 milhões de pessoas na Zambézia poderão se beneficiar e estarem protegidas contra a malária e chama-se a atenção do uso correto e apropriado da rede mosquiteira.

Para o Director Provincial da Saúde, Blayton Caetano a Malária continua sendo uma emergência na província e associa a doença como sendo a causa de muitas mortes materna e anemia com consequências graves na gestação. Portanto, a campanha de distribuição da rede mosquiteira é uma forma de fazer face aos elevados casos de malária na província.

Na ocasião, Pio Matos referiu que a campanha numa primeira fase vai decorrer entre os dias 11 a 15 de Maio em 12 distritos (Quelimane, Inhassunge, Nicoadala, Namacurra, Mocubela, Chinde, Luabo, Mopeia, Maganja da Costa, Pebane, Milange e Guruè), e de 5 a 9 de Junho o Bloco II de destruição dos 10 restantes distritos. Espera-se distribuir cerca de 4 milhões de redes, abrangendo cerca de 2 milhões de famílias.

“A rede mosquiteira é para usar devidamente e não se pode usar para outros fins como pescas, galinheiros, secagem de peixe etc. A Malária pode matar e para além de matar reduz a capacidade de produção resultando em mais desgraça às famílias aumentando a pobreza, por isso devemos punir os que usarem para outros fins”- terminou o governante.
















Comments

Popular posts from this blog

Administradora de Nicoadala mantém encontro com Líderes Comunitários do 1° escalão

PR defende reformas judiciais para uma melhor resposta aos desafios do país

Votar na FRELIMO é garantir na continuidade do processo de desenvolvimento do país