“Mulher é peça chave na dinamização de uma sociedade”- Pio Matos

A desigualdade de gênero associada às crises climáticas deu uma nova cara à celebração do Dia Internacional da Mulher na perspectiva em que as mulheres são vistas como as mais afectadas com as mudanças climáticas com taxas menores de sobrevivência e direitos negligenciados.

Sob o lema “Igualdade hoje para sustentabilidade amanhã”, o Governador da província da Zambézia, Pio Augusto Matos, dirigiu nesta terça-feira, 8 de Março, às cerimónias centrais desta data ao nível da província, no distrito de Maganja da Costa.

Refere-se que o dirigente fazia-se acompanhar pela sua esposa, Margarida Matos, o Director Provincial de Gênero, Criança e Acção Social, a representante da ONU Mulher e o governo do distrito.

Para Matos, a mulher não devem ficar apegada apenas na reivindicação dos direitos porque estes estão sendo conquistados diariamente, sendo que é imperioso a participação desta em todos os desafios que a sociedade enfrenta.

Segundo este dirigente, a mulher deve ser resiliente às mudanças climáticas, esta é desafiada para a prática de agricultura.

“Queremos que a mulher continue como sempre foi, a peça importante na dinamização de uma sociedade equilibrada onde o homem vai ceder e deixar de olhar a mulher como apenas um sexo reprodutor” - rematou Pio Matos terminando a sua intervenção.

Comments

Popular posts from this blog

OJM na Zambézia realiza marcha da Caminhada Vermelha em Quelimane

Filipe Paunde satisfeito com o nível de desenvolvimento do município de Gurúè

Caifadine Manasse, mantem um encontro informal com o Chefe da Missão do FMI a Moçambique