Mopeia acolhe abertura do ano lectivo 2022 na Zambézia

"Por uma Educação Inclusiva, Patriótica e de Qualidade", foi com este, o lema que as Escolas marcaram nesta segunda-feira, 31 de Janeiro, a abertura solene do ano lectivo 2022 numa fase em que os alunos continuam a ser exigidos a maior observância das medidas de prevenção contra a pandemia do coronavírus.

A cerimónia central de abertura do ano lectivo ao nível da Província da Zambézia, foi realizada no distrito de Mopeia e dirigida pelo Governador de Província, Pio Augusto Matos com a presença do Director Nacional do Ensino a Distância, o Director Provincial da Educação, o Administrador Distrital, membros do Governo, Professores, encarregados de educação e os alunos.

A cerimónia de abertura do ano lectivo na Zambézia, foi antecedida pela inauguração da Escola Secundária de Mopeia e a entrega de meios circulantes (bicicletas) aos líderes do 1º escalão.

Trata-se de uma infraestrutura escolar com uma capacidade para acolher mais de 2382 alunos em dois turnos e compreende, 3 blocos de 3 salas de aulas, 1 bloco administrativo que compõe a secretaria, gabinete do director da escola, do pedagógico, do administrativo, sala de professores e uma sala de aula, 1 Bloco que compõe uma sala de informática, biblioteca e laboratório e 2 Bloco Sanitários, compondo assim um total de 10 Salas de aulas e outros compartimentos devidamente apetrechados.

Matos, apelou à comunidade escolar beneficiária das infraestruturas, livros e mobiliários escolares para que saibam valorizar o esforço do Governo conservando-as para a sua durabilidade e uso das gerações vindouras.

Recordar que, para o presente ano lectivo a província da Zambézia, conta com mais 46 novas escolas, passando de 3.700 em 2021 para 3,746 escolas físicas em 2022, das quais 3.710 públicas e 36 privadas, regista-se uma variação em 1,5%.

Já na cerimônia de abertura do ano lectivo Pio Matos referiu que se deve assegurar o decurso seguro do processo de ensino e aprendizagem, a criação e manutenção das condições de saneamento e água, o cumprimento das medidas de prevenção ao COVID19, a retenção das crianças na escola e da rapariga em particular, a manutenção de um ambiente escolar seguro e saudável, o uso transparente dos fundos de apoio às escolas (ADE) e outros fundos, o cumprimento do calendário escolar nos termos definidos e garantidos pelos gestores escolares, o combate a actos de corrupção a todos os níveis e, a maior participação dos pais e encarregados de educação e da comunidade, no acompanhamento do ensino.

Aquele dirigente, terminou o seu discurso apelando aos pais e encarregados de educação para que sejam responsáveis na higiene e assiduidade dos seus filhos principalmente quando estes se fizerem à escola.

"O processo de Educação é a formação de um homem novo e o envolvimento de todos é preponderante"- disse Matos.

Já no encontro com os líderes do 1º escalão, Pio Matos frisou que esta acção de entrega dos meios circulantes é mais um dos feitos das promessas feitas a quando da campanha eleitoral, "empoderar os líderes comunitários munindo-os de uniformes, meios circulantes para facilitar o trabalho perante à população".

Comments

Popular posts from this blog

OJM na Zambézia realiza marcha da Caminhada Vermelha em Quelimane

Filipe Paunde satisfeito com o nível de desenvolvimento do município de Gurúè

Caifadine Manasse, mantem um encontro informal com o Chefe da Missão do FMI a Moçambique