COE na Zambézia faz o balanço do impacto e resposta à depressão “Ana”

Os membros do Comité Operativo de Emergência (COE) e parceiros reuniram na última nesta sexta-feira, 4 de Janeiro, para publicar os dados do impacto da depressão tropical “Ana” na província da Zambézia.

O Instituto Nacional de Gestão e Redução do Riscos de Desastres (INGD) indicou no seu relatório que o ciclone tropical “Ana” afectou na província cerca de 19.781 famílias o que corresponde a 96.223 pessoas, 9.374 casas parcialmente destruídas e 7.173 totalmente destruídas, 31 unidades sanitárias sendo 10 totalmente inclusive equipamento médico-cirúrgico, 125 pessoas contraíram ferimentos, 22 óbitos, 205 salas de aulas, 235 casas de culto.

Por seu turno o executivo provincial, continua a encorajar e sensibilizar às famílias para construção de casas resilientes, que abandonem as zonas propensas a erosão e ou inundações para zonas seguras.

Para fazer face aos impactos, foram enviados e distribuídos bens alimentares e não alimentares para assistência aos distritos de Lugela, Maganja da Costa, Mocuba, Mocubela, Morrumbala, Namacurra, Namarroi e Pebane.

O relatório da COE indica que foram reconstruídas 25 salas de aulas, distribuídas tendas para o sector de Educação e Saúde para aulas e atendimento aos doentes respectivamente, enquanto se repõem as condições, foram repostos postes de energia e restabelecida corrente no distrito de Mocua e rede de telecomunicações em Pebane.

Ainda no mesmo relatório, o COE indica que foi aberto o tráfego no dia 31 de Janeiro na estrada N324-Malei em Maganja da Costa, N/C- Bive em Maganja da Costa respectivamente, N 324 que liga Maganja da Costa e Mocubela, e foi iniciada no dia 3 de Fevereiro a construção do desvio junto a ponte metálica que vai assegurar o empreiteiro intervir na reposição do aterro da ponte em betão.

A Secretária do Estado da província da Zambézia, Judith Mussácula Faria, enalteceu a prontidão das equipas multissectoriais e aos parceiros pela pronta resposta demonstrada no momento e orienta para trabalho contínuo de salvamento, assistência a vários níveis as populações, e ao INGD, a informação contínua sobre previsão meteorológica.

Comments

Popular posts from this blog

OJM na Zambézia realiza marcha da Caminhada Vermelha em Quelimane

Filipe Paunde satisfeito com o nível de desenvolvimento do município de Gurúè

Caifadine Manasse, mantem um encontro informal com o Chefe da Missão do FMI a Moçambique