Pio Matos entrega maternidade na Ilha de Idugo em Maquival no distrito de Quelimane

Num pedaço de terra cercado por água com cerca de 9.989 de habitantes que percorriam mais de 10 Quilômetros, atravessando por meio de canoas para outros pontos como Macuse ou Zalala em busca de serviços básicos de saúde, o que nem todos tinham a chance de chegar a tempo e outros preferiam dar parto nas suas casas correndo vários riscos.

Trata-se da Ilha de Idugo no Posto Administrativo de Maquival, Distrito de Quelimane que para ver esquecido o sofrimento da população, o Governador da Província da Zambézia, Pio Augusto Matos, fez na última quarta-feira, 7 de Dezembro, a entrega de uma Maternidade como forma de aliviar o sector de saúde naquele ponto de Maquival.

No acto da entrega, Pio Matos, fazia-se acompanhar pelo Embaixador do Japão em Moçambique, Kimura Hajime, Administrador de Quelimane, representantes da Fundação Zalala, membros do Governo Distrital entre outros.

Importa referir que, trata-se de um projecto de construção de um Centro de Saúde que compreende vários edifícios ainda em construção, tendo sido terminada apenas a Maternidade ora inaugurada.

Por seu turno, Kimura Hajime, Embaixador do Japão em Moçambique e parceiro de Cooperação, falou das complicações do parto que muitas vezes resulta em mortes materna infantil, imagina numa Ilha que depende da maré, com meios de locomoção escassos e precários, razão pela a instalação da maternidade já era sem tempo.

Na ocasião Pio Matos, saudou os esforços da sociedade civil em prol do bem-estar da população e frisa que o sofrimento de uma mulher grávida numa Ilha vagueando em busca duma maternidade acabou com a inauguração daquele empreendimento.

Refira-se que com a abertura daquela maternidade em Quelimane passa de 18 para 19 maternidades significando uma redução da distância percorrida pela população.

Comments

Popular posts from this blog

OJM na Zambézia realiza marcha da Caminhada Vermelha em Quelimane

Filipe Paunde satisfeito com o nível de desenvolvimento do município de Gurúè

Caifadine Manasse, mantem um encontro informal com o Chefe da Missão do FMI a Moçambique