Novo círculo de ensino de jovens e adultos pode contribuir para redução do analfabetismo na Zambézia

Verificando-se que muitos alfabetizandos não conseguiam progredir para outros níveis de escolaridade após o término do seu terceiro ano de alfabetização o Governo de Moçambique introduziu o novo Currículo denominado AEJA como forma de dinamizar a erradicação do analfabetismo de forma padronizada usando vários métodos de ensino com vista a dotar os alfabetizando de habilidades da vida quer na base de emprego ou do auto-emprego.

O novo currículo de alfabetização destina-se aos jovens e adultos. Subdivide-se em dois níveis: 

1. O NÍVEL DE ALFABETIZAÇÃO (anteriormente chamado de Primeiro ano de alfabetização) e

2. O PRIMEIRO ANO DE ENSINO PRIMÁRIO PARA JOVENS E ADULTOS (anteriormente chamado de 3º ano de alfabetização).

Portanto, a contratação dos alfabetizadores será com base na formação psico-pedagógica, razão pela qual, os institutos de formação de professores já estão com este pacote de ensino e aprendizagem.

Espera-se que com esta actualização os alfabetizandos possam desenvolver competências relativas à não somente leitura, escrita e cálculos, mas também habilidades do saber fazer.

Refira-se que os  alfabetizandos sairão com uma equivalência do segundo ciclo do ensino primário.

A Esposa do Governador da Zambézia, Margarida Matos está empenhada na advocacia, sensibilização e mobilização de recursos para a alfabetização no âmbito do programa MASMA ao nível dos Distritos da província, motivada com a ideia de que *"um povo alfabetizado desenvolve melhor"* e apesar dos desafios enfrentados acredita que com a intervenção do Governo, parceiros de cooperação, a sociedade civil, líderes comunitários e religiosos a taxa do analfabetismo ver-se-á reduzir satisfatoriamente.

Até então, Margarida Matos já escalou com este propósito os Distritos de: Luabo, Mopeia, Molumbo, Guruè, Pebane, Mocubela e Maganja da Costa.


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