11% das mortes de crianças menores de 5 anos é causada pela prematuridade

Sob o lema “Separação zero haja agora, mantenha pais e bebês prematuros juntos”, realizou-se no último sábado 27 de Novembro, a cerimônia de Celebração do Dia Internacional do Prematuro.

Um evento habitualmente celebrado  de Novembro e testemunhado pela esposa do Governador da Zambézia, Margarida Matos e dirigida  pelo Esposo da Secretária de Estado na Zambézia, César Faria.

Trata-se de um evento que é uma oportunidade para chamar a atenção para o peso das mortes, incapacidade, dor e sofrimento que o parto prematuro causa, e não só, é também uma oportunidade para falar sobre soluções e a responsabilidade que cada um de nós tem na prevenção e cuidados do Prematuro como parte integrante da sociedade, comunidade ou família.

Refira-se que a prematuridade é uma das principais causas de morte de recém-nascidos porque eles têm aspectos como, dificuldades de respiração, alimentação e também são vulneráveis ao frio.

“A província da Zambézia, registou nos últimos 9 meses, 180.293 recém-nascidos vivos e destes 2271 foram prematuros, o que exige uma especial atenção e envolvimento de todos nós para o combate à Prematuridade”- dizia o médico chefe a nível da província, Isaías Marcos durante a sua intervenção de ocasião.

Comments

Popular posts from this blog

OJM na Zambézia realiza marcha da Caminhada Vermelha em Quelimane

Filipe Paunde satisfeito com o nível de desenvolvimento do município de Gurúè

Caifadine Manasse, mantem um encontro informal com o Chefe da Missão do FMI a Moçambique