Margarida Matos testemunha cerimónias do dia internacional de alfabetização

Sob o lema: “Alfabetização para a recuperação centrada no homem reduzindo a exclusão digital.”

Celebrou-se nesta quarta-feira, 8 de Setembro, as cerimónias do dia internacional de alfabetização no Distrito de Nicoadala. A cerimónia foi testemunhada pela Esposa do Governador da Zambézia, Margarida Matos, como patrona do programa MASMA, a

Administradora de Nicoadala, o Director Nacional do Ensino a Distância, o Director Provincial de Educação entre outros.

De referir que a cerimónia foi antecedida por várias actividades como, a Feira de exposição, Plantio de árvores frutíferas, Premiação dos destacados do Sistema de Alfabezicao, Educação de Jovens e Adultos e Manifestação cultural.

Já no momento de intervenções, a Administradora de Nicoadala Adelina Tiroso, fez saber que o Distrito conta com um programa de alfabetização que envolve o nível de alfabetização do 1º ano e pôs alfabetização 3º ano, com mais de 65 centros em 15 zonas de influência pedagógicas e com 75 alfabetizadores dos quais 37 são mulheres.

Segundo Pedro Baptista, Director Nacional do Ensino a Distância, precisamos de aprimorar os nossos programas de alfabetização como ferramenta fundamental que permite dotar o alfabetizando não só para o conhecimento de cálculos, leitura ou escrita, mas também para ofícios á diversas áreas do seu interesse.

Não obstante, Margarida Matos disse no seu discurso de ocasião que volvidos 46 anos baixou o nível de analfabetismo de 93% para 39% graças ao esforços do Governo e parceiros que vêm redobrando aos esforços como forma de reafirmar o compromisso de radicar o analfabetismo no país.

Preocupada com o índice que ainda vê-se ser maior em particular nas mulheres, a mamã da Província desafia a implementação de ensino primário para jovens e adultos, ensino baseado em competência de combinação de conhecimentos, motivações, valores de ética, atitudes e outras componentes de caráter social e do saber fazer.

“Reconhecemos os desafios vivenciados deste as desistências massivas, valor baixo de subsídio dos alfabetizadores e fatores culturas” disse Margarida Matos que terminou apelando o envolvimento de todas as camadas sociais. Porque só com uma população alfabetizada desenvolvemos a Zambézia.

Comments

Popular posts from this blog

OJM na Zambézia realiza marcha da Caminhada Vermelha em Quelimane

Filipe Paunde satisfeito com o nível de desenvolvimento do município de Gurúè

Caifadine Manasse, mantem um encontro informal com o Chefe da Missão do FMI a Moçambique