1º fórum de reflexão sobre a problemática do amarelecimento letal do coqueiro na Zambézia
Decorreu na sexta-feira última dia 20 de Agosto, no distrito de Pebane, o 1º Fórum de Reflexão Sobre a Problemática do Amarelecimento Letal do Coqueiro, uma iniciativa do Conselho dos Serviços de Representação de Estado da Província em coordenação com a Universidade Licungo.
O evento foi dirigido por Judith Faria Mussácula, Secretária de Estado na Província da Zambézia, onde na ocasião frisou que, a província da Zambézia já foi detentora do título de maior palmar do mundo e manifestou a necessidade de um trabalho conjunto para devolver este título que esta província outrora ostentou.
A iniciativa, surge através do apelo feito por Filipe Jacinto Nyusi, Presidente da República, onde incentivou a província que, por via das instituições de ensino e de pesquisa a procurasse soluções para a problemática do Amarelecimento Letal do coqueiro.
Refere-se que, o evento contou com a presença do Reitor da Unilicungo, a Vice-Reitora, Membros do Conselho dos Serviços de Representação do Estado, Administradores dos distritos de Mocubela, Namacurra, Maganja da Costa, Nicoadala, Quelimane e Pebane, investigadores, empresas de base tecnológica e oradores nacionais e estrangeiros, estes últimos oriundos da França e Indonésia usando as plataformas digitais.
O fórum consistiu em debate aberto e interativo em dois eixos temáticos a saber, "Produção e restauração do palmar em meio à problemática do amarelecimento letal do coqueiro na Província da Zambézia, e a Importância socioeconômica do Coqueiro".
Comments
Post a Comment