Regadio de M’ziva vai a concurso público





Cerca de 160 hectares de terra vão beneficiar do sistema de rega, na sequência da construção do regadio de M´ziva (bloco 2), no distrito de Nicoadala, na província da Zambézia. Para a concretização deste objectivo, o Instituto Nacional de Irrigação (INIR) acaba de anunciar o lançamento de um concurso público para a contratação de um empreiteiro que vai executar as obras.

No anúncio, o INIR observa que os concorrentes devem ser portadores do alvará para a realização de obras hidráulicas nas categorias I a V. Em Moçambique, calcula-se que cerca de 70 por cento da população vive nas zonas rurais e pratica a agricultura como principal fonte de obtenção de renda.

No caso específico da Zambézia, província conta com um total de 11 regadios instalados nos distritos e neste momento três estão em pleno funcionamento nomeadamente: Limane (Mopeia),

Mungonhane e Mutage (Namacurra) e 9 em funcionamento parcial, sendo Chiverano e Paz (Mopeia), Moriri (Morrumbala), M’ziva, Mucelo e Ilalane (Nicoadala), Itabo e Munda-Munda (Maganja da Costa).

Existem 3.750 hectares com infra-estruturas de irrigação, mas estão a ser aproveitados apenas 1.220 hectares. Acredita-se que a construção do regadio de M’ziva possa beneficiar centenas de membros de associações agrícolas locais, muitas delas dedicadas à produção do arroz.

Para além do arroz, outros principais produtos agrícolas mais comercializados na província da Zambézia são o milho, batata-reno, feijões e hortícolas. Estes produtos são vendidos localmente e/ou aos revendedores que, por sua vez, abastecem as cidades de Nampula e Quelimane.

Nos últimos tempos a província também produz gergelim e soja, comercializados localmente e outra parte tem como mercado as cidades de Chimoio e Nampula.

Fonte: www.agricultura.gov.mz

Comments

Popular posts from this blog

Ganito Ernesto prepara a vitória da FRELIMO no comité de zona de Corromana

PR defende reformas judiciais para uma melhor resposta aos desafios do país

Administradora de Nicoadala orienta cerimônia do dia africano da alimentação escolar