Tanzania reforça segurança na fronteira com Moçambique


A Tanzania enviou contingentes das forças armadas para junto à fronteira com Moçambique, com a missão de reforçar a segurança na sequência dos ataques terroristas perpetrados por grupos extremistas na província nortenha de Cabo Delgado.

Falando durante uma sessão de debate do orçamento do estado 2020/2021, a ministra de Estado no Gabinete do Primeiro-Ministro (Política, Assuntos Parlamentares, Trabalho, Emprego, Juventude e Pessoas com Deficiência), Jenista Mhagama, disse que as tropas foram enviadas para a área, apesar do ambiente calmo que se regista do lado da Tanzânia.

Mhagama estava apresentando as estimativas orçamentais em nome de seu colega de Defesa e Serviços Nacionais, Hussein Mwinyi, que estava cumprindo outros deveres do governo.

Ela disse que as tropas foram enviadas para a fronteira perto da região de Mtwara para conter eventuais ameaças dos insurgentes da organização Al Sunnah wa Jama'ah (ASWJ).

“Em Março deste ano, o governo enviou tropas para as áreas de Msimbati e Sindano em Mtwara, bem como Chiwindi no distrito de Nyasa, região de Ruvuma, a fim de fortalecer a segurança ao longo das fronteiras de 1.536 quilómetros do país com Moçambique, Malawi e Zâmbia”, disse Jenista Mhagama.

Desde Outubro de 2017, Cabo Delgado vive um cenário de guerra caracterizado por ataques armados, assassinato de populações indefesas e destruição de bens e infra-estruturas perpetrados por extremistas que declararam fidelidade ao Estado Islâmico.

Na primeira semana de Abril último, extremistas islâmicos massacraram um grupo de 52 jovens na aldeia de Xitaxi, distrito de Muidumbe, província nortenha de Cabo Delgado.

O crime ocorreu quando as vítimas recusaram juntar-se ao grupo de extremistas.

Estima-se que desde o início do corrente ano os extremistas tenham assassinado centenas de pessoas e forçaram milhares a procurar refúgio em locais mais seguros.

Comments

Popular posts from this blog

OJM na Zambézia realiza marcha da Caminhada Vermelha em Quelimane

Filipe Paunde satisfeito com o nível de desenvolvimento do município de Gurúè

Caifadine Manasse, mantem um encontro informal com o Chefe da Missão do FMI a Moçambique