País. Sobe de 82 para 87 o número de casos de infecção pelo Covid-19. Há mais 7 recuperados


O país registou nas últimas 24 horas mais cinco casos de infecção pelo Covid-19, o que representa uma subida de 82 para 87, o número de doentes com o novo coronavírus e 34 recuperados.

Todos os casos d contaminação hoje reportados são funcionários do acampamento da Total, em Afungi, na província de Cabo Delgado.

Dos novos casos, dois indivíduos são de nacionalidade britânica, uma moçambicana, um queniano e um sul-africano.

 Os dados foram avançados, este sábado, pelo ministro da Saúde da Saúde, Armindo Tiago, na habitual conferência de imprensa de actualização de dados sobre o coronavírus, no país.

Armindo Tiago referiu que estas cinco pessoas infectadas não apresentam sintomatologia e por isso mesmo estão em isolamento no acampamento de Afungi.

“ Do total de testados 113 são de Cabo delgado, 267 da província de Maputo e 13 da cidade de Maputo. Devo aqui salientar, que quase a totalidade das pessoas que estão aqui referidas como província de Maputo, são essencialmente os nossos concidadãos que saíram ontem da África do sul e deram entrada neste país”, disse.

Nas últimas 24 horas o Instituto Nacional de Saúde submeteu a testes 393 amostras, das quais 5 indivíduos acusaram positivo.

O ministro da Saúde informou que há mais sete pessoas recuperadas do Covid-19, subindo para 34 o número de indivíduos recuperados da doença.

“Devemos celebrar apesar do aumento do número de casos, o nosso país ainda não regista óbito pela doença, por outro lado também devemos dizer com felicidade que temos mais sete casos de indivíduos infectados pelo Covid-19 que estão totalmente recuperados, todos de Afungi, na província de Cabo delgado, do sexo masculino”, frisou.

Na conferência de imprensa de hoje, o Ministro da Saúde respondeu a questão sobre os custos de cada um dos doentes infectados pelo coronavírus.

“Para facilitar a informação, nós vamos colocar quatro categorias diferentes. A primeira é aquela de um indivíduo que nós suspeitamos, vamos testar e ele tem um resultado negativo, este indivíduo tem o custo individual de onze mil, seiscentos e sessenta e oito, vírgula oito meticais. A segunda categoria seria um doente assintomático. Este doente custa cerca de quarenta mil setecentos e setenta e dois meticais. Um doente com sintomas graves custa cento e cinquenta e oito mil quinhentos e dezoito meticais e no dia em que nós tivermos um doente nos cuidados intensivos e que seja crítico, ele custa cento e oitenta e um mil e cinquenta e três meticais pelo período de internamento que lá estiver”, disse. (RM)

Comments

Popular posts from this blog

Administradora de Nicoadala mantém encontro com Líderes Comunitários do 1° escalão

PR defende reformas judiciais para uma melhor resposta aos desafios do país

Votar na FRELIMO é garantir na continuidade do processo de desenvolvimento do país