“Primeiros 100 dias da actual governação caracterizados por adversidades” -PR


O Presidente da República, Filipe Nyusi, disse esta segunda-feira em Maputo, que os primeiros cem dias da actual governação foram caracterizados por adversidades que procuraram minar a soberania nacional.

 Filipe Nyusi destacou que os ataques a alguns distritos do norte de Cabo Delgado e no centro do país, constam dos constrangimentos dos primeiros cem dias da sua governação.

“ A governação do período em análise, foi igualmente caracterizada pela intensificação de ataques de natureza terrorista na província de Cabo delgado que com actos, além de causar insegurança, procuram minar a nossa soberania, sendo que as nossas Forças de Defesa e Segurança tudo têm feito para defender as nossas populações. E em algumas partes das províncias de Manica e Sofala, no centro do país, continuamos a registar ataques armados esporádicos, protagonizados por elementos que se denominam por Junta Militar da Renamo, que por vezes gozam de alguma simpática”, disse.

O Estadista moçambicano apontou ainda que o surgimento no país da pandemia do coronavírus, também criou desconforto na sua governação.

“ No âmbito das medidas de prevenção, mitigação de transmissão da Covid-19, a nível institucional, adoptámos o plano de resposta a Covid-19 que consistiu nas declarações do dia 14 e 20 de Março, que culminaram com a declaração do estado de emergência a 30 de Março, que permitiu o governo de implementar medidas urgentes de excepção que são necessárias para prevenir a propagação da Covid-19 “, frisou.

 Para fazer face a pandemia do coronavírus Filipe Nyusi disse que o plano de prevenção e resposta ao Covid-19 ronda nos quarenta e oito mil milhões de meticais.

 “Ainda neste âmbito, formamos e empenhamos seiscentos voluntários em acções de sensibilização para a prevenção ao coronavírus em deferentes locais, mercados, paragens e outros espaços. O nosso plano multissectorial de resposta à situação da Covid-19 no estado e da emergência, comporta um orçamento de 48 mil milhões de meticais, dos quais vinte e sete mil milhões destinados aos seguimentos populacionais mais vulneráveis e micro-negócios”, disse.

Ainda sobre o novo coronavírus, O Presidente da República prometeu que dentro desta semana volta a dirigir-se à Nação.(RM)  

Comments

Popular posts from this blog

OJM na Zambézia realiza marcha da Caminhada Vermelha em Quelimane

Filipe Paunde satisfeito com o nível de desenvolvimento do município de Gurúè

Caifadine Manasse, mantem um encontro informal com o Chefe da Missão do FMI a Moçambique