País procura repatriar moçambicanos retidos no estrangeiro


Um total de 75 cidadãos moçambicanos que se encontram retidosem seis países devido ao bloqueio imposto pela pandemia do novo coronavíruscontactaram as autoridades governamentais nacionais solicitando apoio para o regresso ao país.

Do total, 27 encontram-se na Índia, 21 em Portugal, 10 no Brasil, oito no Paquistão e igual número em Angola. Há também um moçambicano que se encontra em Sri Lanka.

O porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Geraldo Saranga, referiu recentemente que a maioria destes cidadãos foi retido naqueles países quando se encontrava em missões de tratamento médico, visita a familiares, trabalho ou turismo.

Explicou que o Executivo está a trabalhar com os governos daqueles países para se encontrar uma forma de repatriá-los.

“Estamos a negociar com as entidades desses países para encontrarmos uma forma de repatriar os cidadãos moçambicanos retidos no estrangeiro e que foram encontrados em contra-pé por conta da Covid-19”, explicou o porta-voz.

Por outro lado, Saranga referiu que até ao momento foram registados pelo menos oito moçambicanos residentes no estrangeiro infectados pela pandemia do novo coronavírus, dos quais um, natural de Alto-Molocuè, na Zambézia, perdeu a vida na Alemanha.

Dos oito infectados, três estão nos Estados Unidos da América, dois na Suíça, um em Espanha, outro em Portugal e um, já morto, na Alemanha.

Em relação aos estudantes que se encontram na República Popular da China, indicou que todos passam bem e não há relatos de maus-tratos, como alguma imprensa noticiou.

Comments

Popular posts from this blog

OJM na Zambézia realiza marcha da Caminhada Vermelha em Quelimane

Filipe Paunde satisfeito com o nível de desenvolvimento do município de Gurúè

Caifadine Manasse, mantem um encontro informal com o Chefe da Missão do FMI a Moçambique