100 DIAS DE CONTINUIDADE DA AGENDA DESENVOLVIMENTO

 
No último sabado 25 de Abril de 2020, o novo governo de Nyusi(2020-2024), completou os seu primeiros 100 dias de Governação, num contexto macroeconômico anormal e de diversidades do face a inclusão  da Covid-19, inicialmente agradavel.

A governação 20/24, em que o país, testa a implementação prática, de Governação descentralizada, com a criação dos secretários de estado e de governadores províncias, que  resultou  da criação e consolidação do diálogo político e de unidade nacional em torno do DDR, onde estes tornam-se desafios primários desta governação. 
Na comunicação a nação  o Nyusi, disse que, o seu governo vai continuar a construir infraestruturas sócias, com ênfase  a construção  de Pontes, Caminho de Ferros, estradas e Unidade Sanitárias, na implementação  do plano um distrito  um Hospital, criado  pelo seu governo  para o persente quinquênio , dentre os quais o lançamento na província da Zambézia, de um centro de acolhimento para crianças  desamparadas, foi possível  promover emprego, de onde foram contemplados 4.320 jovens a nivel nacional, foram  criados, projectos de pesca artesanal para os jovens, pagas 307 pensões aos combatentes da luta de libertação Nacional e construção  de casas para os mesmos. 

Entre as províncias de Manica e Zambézia, foram criadas 13 encubadoras de negócios com o enfoque para a juventude,para  responder  com agenda crianda no PQG e no PES.

Na Zambézia foi concessionada à privados uma empresa de produção e processamento de arroz, visto que a agicultura consitui a fonte da economia  nacional.
No âmbito da pandemia do Coronavirus (Covid-19), o governo decretou o estado de emergência, deste modo , o governo criou acções para o alívio das contas da população e empresas, com enfoque na perdão de multas do INSS, redução da taxa de juros de referência pelo  banco central, e varias outras acções de carris social.
Como resposta à Covid-19, o governo, alocou 48 milhões de meticais para fazer face a pandemia,  e que a ajuda externa irá permitir a mitigação dos efeitos negativos da pandemia,  afirmou o dirigente. 

E por fim Filipe Nyusi, reiterou, que o seu governo vai continuar a apostar na implantação da estratégia do departamento industrial do País, e cumprir com agenda de desenvolvimento, reconhecendo  a resiliência  que os Mocambicanos têm.

Comments

Popular posts from this blog

OJM na Zambézia realiza marcha da Caminhada Vermelha em Quelimane

Filipe Paunde satisfeito com o nível de desenvolvimento do município de Gurúè

Caifadine Manasse, mantem um encontro informal com o Chefe da Missão do FMI a Moçambique