Moçambique absorve 25% do investimento da Índia em África


O volume do investimento total da Índia em Moçambique chega aos oito biliões de dólares norte-americanos, representando 25% do total do capital indiano aplicado no continente africano.

Estes dados foram tornados públicos esta terça-feira em Maputo, pelo Alto-Comissário da Índia em Moçambique, durante uma conferência de negócios de empresas do sector de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s).

“Moçambique é um parceiro importante da Índia. Pretendemos elevar as nossas relações apostando no desenvolvimento das TIC’s”, disse Rajeev Kumar, Alto-Comissário daquele país do sul da Ásia.

Com o início da produção do Gás Natural Liquefeito (GNL) na bacia do Rovuma, em Cabo Delgado, previsto para 2022, Rajeev Kumar defende que deve criar uma base sólida das Tecnologias de Informação e Comunicação para responder os desafios dessa nova indústria.

Com uma presença de meia centena de empresas indianas no mercado moçambicano, os homens de negócio deste país do sul da Ásia querem elevar as relações bilaterais através das Tecnologias de Informação e Comunicação-TIC´s.

Para o efeito, empresários indianos do ramo de Tecnologias e Informação encontram-se em Maputo em busca de oportunidades de negócios.
Para o Secretário Permanente do Ministério da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional, Celso Laíce, Moçambique deve aproveitar a experiência indiana para massificar o uso das TIC´s.

“Como Governo, estamos empenhados em criar melhores condições para o desenvolvimento das TIC’s no país”, indicou.

Refira-se, que a Índia figura entre os dez maiores parceiros económicos de Moçambique, tendo liderado o destino das exportações moçambicanas em 2018, com uma cota equivalente a 1.3 mil milhões de dólares.

Comments

Popular posts from this blog

OJM na Zambézia realiza marcha da Caminhada Vermelha em Quelimane

Filipe Paunde satisfeito com o nível de desenvolvimento do município de Gurúè

Caifadine Manasse, mantem um encontro informal com o Chefe da Missão do FMI a Moçambique