CC já marcou datas para investidura dos deputados da AR e o PR


O Conselho Constitucional (CC) marcou o dia 13 de Janeiro para a investidura dos deputados da Assembleia da República (AR), e o dia 15 de Janeiro para a tomada de posse do Presidente da Republica (PR). As deliberações constam em dois acórdãos
Mesmo sem ter feito a validação dos resultados das eleições de 15 de Outubro em que a Frelimo e Filipe Nyusi venceram, o CC já marcou as datas para a investidura dos deputados da AR e do PR.

Conforme consta do acórdão nº 24/CC/2019 de 3 de Dezembro, “o Conselho Constitucional, ao abrigo da competência que lhe é conferida pelo n.º 2 do artigo 274 da Lei nº 8/2013, de 27 de Fevereiro, alterada e republicada pela Lei nº 2/2019, de 31 de Maio, designa o dia 13 de Janeiro de 2020, para a investidura dos deputados da Assembleia da República”.

Já no acórdão 23/CC/2019 consta que “o Conselho Constitucional, tendo em conta o disposto no nº 1 do artigo 149 da Constituição da República e ao abrigo da competência que lhe é deferida pelo artigo 275 da Lei nº 8/2013, de 27 de Fevereiro, alterada e republicada pela Lei nº 2/2019, de 31 de Maio, designa o dia 15 de Janeiro de 2020, para a investidura do Presidente da República de Moçambique”.

De acordo com a lei citada no primeiro acórdão, os deputados são investidos na função após o término do mandato dos deputados em exercício e validação, promulgação dos resultados eleitorais pelo CC, competindo ao mesmo órgão, a marcação da data para a investidura. 

No que toca à lei supracitada no segundo acórdão, o Chefe de Estado toma posse do cargo até oito dias após a investidura da AR eleita, competindo também ao CC a marcação da data exata.

Lembre-se que o CC garantiu no dia 29 de Outubro, que ainda este mês fará a validação dos resultados eleitorais. Resultados que a Renamo e Movimento Democrático de Moçambique não reconhecem, por considerarem “frutos de fraude jamais vista”.

Comments

Popular posts from this blog

OJM na Zambézia realiza marcha da Caminhada Vermelha em Quelimane

Filipe Paunde satisfeito com o nível de desenvolvimento do município de Gurúè

Caifadine Manasse, mantem um encontro informal com o Chefe da Missão do FMI a Moçambique