PRAVIDA continua a levar água aos distritos, e foi a vez da Maganja da Costa


Trinta e seis mil habitantes da vila sede da Maganja da Costa, na Zambézia, tem água potável, a partir de hoje, com a inauguração de sistema de abastecimento construído no âmbito do projecto PRAVIDA, e inaugurado pelo Chefe de Estado, Filipe Nyusi.

A entrada em funcionamento da infra-estrutura – orçada em 151 milhões de meticais – marca o fim do crónico problema de falta de água na Maganja da Costa, onde uma das alternativas da população era abertura de poços tradicionais.

Desde 1991, a quando da avaria do único sistema de provimento do precioso líquido, a vida população era um calvário.

Momentos depois da inauguração da infra-estrutura, o Presidente da República orientou um comício, tendo realçado que “há pessoas que não gostam de viver bem” e destroem bens público e/ou comuns, retardando os “esforços do Governo” com vista à melhoria da vida.

“O sistema está aí, por isso, sejam vigilantes para que ninguém faça desordem e prejudicar a nossa população da Maganja da Costa, que há muito (tempo) carecia de um sistema do género”, orientou Filipe Nyusi.

“O sistema ora construído pode evoluir ainda mais de ponto de vista de aumento da capacidade instalada. Ou seja, caso o número da população cresça, havendo a necessidade de mais água pode-se construir grandes reservatórios e aumentar a capacidade de armazenamento e fazer chegar ao consumidor”, explicou Nyusi.

Mas não são apenas os habitantes da Maganja da Costa que devem esfregar as mãos de felicidade. Segundo o Presidente da República, 11 sistemas de abastecimento estão em construção noutros distritos do país para aliviar o sofrimento a que os habitantes estão sujeitos para obter água.

O governador da Zambézia, Abdul Razak, considerou que “para além de melhorar o acesso à água potável”, a nova infra-estrutura “vai impulsionar o comércio, a restauração e vida das nossas comunidades”.

O ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, João Machatine, comprometeu-se no sentido de o Executivo levar mais água às famílias. A instituição que dirige coordena a iniciava presidencial projecto PRAVIDA.

Comments

Popular posts from this blog

OJM na Zambézia realiza marcha da Caminhada Vermelha em Quelimane

Filipe Paunde satisfeito com o nível de desenvolvimento do município de Gurúè

Caifadine Manasse, mantem um encontro informal com o Chefe da Missão do FMI a Moçambique