PR alerta à população para estar mais vigilante


O Presidente da República, Filipe Nyusi, alertou, hoje, à população do distrito da Maganja da Costa, na Zambézia, para estar vigilante à movimentação de indivíduos mal-intencionados e que procuram recrutar jovens para integrar grupos armados que promovem ataques nas províncias de Cabo Delgado, Sofala e Manica.

“Há um movimento que procura enganar jovens (…) para se juntarem ao grupo de pessoas que fazem mal à população. Estão a enganar-vos”, afirmou o Chefe de Estado num comício que orientou, ontem, na Maganja da Costa, depois da inauguração de um sistema de abastecimento de água para 36 mil habitantes.

De acordo com Filipe Nyusi, a população – os jovens em particular – deve concentrar-se no trabalho, na produção e noutras actividades que desenvolvem o país.

Para Nyusi, “Maganja da Costa não é distrito que trabalha matando pessoas”, pelo que se aparecer alguém com promessas de trabalho algures é preciso recusar se não houver certeza de que se trata de pessoas com boas intenções. 

“Estão a ser enganados e, caso aceitem essas propostas, vão viver nas matas para toda a vida”, alertou Nyusi, para quem “os mandantes destes grupos (que protagonizam ataques) nem estão nas matas”. Lembrou que “quem mata pode ser morto” também.

Alguns distritos de Cabo Delgado são alvos de ataques por grupos insurgentes, com motivações desconhecidas publicamente, desde Outubro de 2017. Em Sofala e Manica, os ataques retomaram em Agosto passado.

Comments

Popular posts from this blog

OJM na Zambézia realiza marcha da Caminhada Vermelha em Quelimane

Filipe Paunde satisfeito com o nível de desenvolvimento do município de Gurúè

Caifadine Manasse, mantem um encontro informal com o Chefe da Missão do FMI a Moçambique